Quadricoptero – 1º voo com Arducopter e Mission Planner

Home 1 Fóruns Específicos Plataformas Quadricoptero – 1º voo com Arducopter e Mission Planner

Este tópico contém respostas, possui 0 voz e foi atualizado pela última vez por  Israel Cunha 3 anos, 5 meses atrás.

Visualizando 13 posts - 76 até 88 (de 88 do total)
  • Autor

Roberto Bonfim
    Participante

Olá Alexandre Gabas, faça o seguinte teste: Retire as hélices, conecte o Mission Planner via o link 3DR 433MHz e pelo rádio “arme” o quadri e acelere um pouco. Vá para a tela de SETUP e acione a aba FLIGHT MODE… veja se fica mudando sozinho: STABILIZE>>ALTHOLD>>LOITER. Observe também se o GPS demora muito para identificar os satélites.

Baixe a aceleração e não “desarme” o quadri, observe se ele vai acionar algum motor sozinho.

Como Morbeck citou, deve estar havendo interferência sobre o Dragon Link, e a APM está recebendo informações erradas pelo Rx. Tive o mesmo problema com o Tx/Rx EzUHF 433MHz e tive que alterar a faixa de frequência que ele trabalha. O 3DR pode trabalhar entre 414 e 454 MHz, mas veja na Resolução 365 ANATEL as faixas que você poderá está trabalhando e/ou tendo interferências. Observe também qual a faixa de frequência que o Dragon Link trabalha.

Veja se o Dragon Link oferece algum software para análise, como este da Immersion RC.

Alexandre Gabas disse:

No momento estou sem a telemetria, quebrou o cabo de comunicação com a placa, e já fiz e refiz toda a calibragem com o lawmate 1.2GHz de 1w de vídeo ligado e desligado para ver se poderia ser por influência dele também, sem alteração . . . ou seja . . . Não importando se o downlink de vídeo está ou não conectado, os modos de vôos dependentes do GPS continuam oscilantes (não trava posição). Vou ver se consigo postar fotos do equipamento, se for preciso documento também o problema em vídeo para postagem posterior.

Estou realmente sem idéias.

Obrigado.

Alexandre Gabas
    Participante

obrigado pela ajuda Roberto, estou aguardando o cabo novo da telemetria. por enquanto está excluída a possibilidade de interferência desta fonte.. uma vez que retirei ela da equação do problema.

Os modos de vôo não alteram durante a operação do quadri, testado!

O CG está fora do padrão, vou refazer a distribuição de peso dele, e fazer mais uns testes, logo posto resultados.

abraço

Capanema RJ
    Participante

Ok Roberto se vc fizer esta adaptação gostaria de pegar uma carona e fazer igual. Ja tinha desistido deste GIMBAL e ia oferecer no ML mais se vc acha que ainda da caldo, vou esperar vc e comprar o que vc me indicar e tentar fazer igual, ja que tenho um frame QAV500 e este é justamente bom para frames deste tipo igual ao seu tb

http://www.multirotores.com.br/photo/novo-qav-500-gimbal?context=user

No momento ja vendi esta camera HD e estou com uma GOPRO.

Roberto Bonfim disse:

Obrigado pelo elogio, se precisar de ajuda é só compartilhar as dúvidas por aqui, os amigos do fórum poderão sempre cooperar!

Capanema, fiz adaptação apenas na instalação, mas gimbal com servo acoplado direto (sem redução por engrenagem ou correia) é muito ruim! Ajuda na estabilização e serve para uma primeira experiência, mas não se compara ao gimbal com motor brushless.

Já estou com o material para adaptar os motores brushless neste gimbal e utilizar o software e a placa do Martinez, que já uso no Xaircraft e no F800 (clone DJI S800). Nos últimos dias tenho me dedicado mais ao F800 e deixado de lado o TBS…mas utilizo em todos eles a APM 2.5, desta forma me mantenho sempre na mesma plataforma (hardware e software) e cada dia aprendo um pouco mais.

Prezados, recentemente vi esse post e muiittto me interessa a troca de informações a respeito da APM. Acho ela muito promissora e pretendo adquirir uma. Assim, gostaria de ver deslanchar um tutorial/manual em português que possa nós auxiliar na instalação e configuração dessa placa. 

Abraços

Capanema RJ
    Participante

Prezado colega, o próprio Leandro criou um grupo para desenvolver um tutorial e tudo sobre a APM, mais infelizmente não saiu da intenção…..eu mesmo ia embarcar nesta mais achei que era muito tiro para pouco pombo ja que uma NAZA resolvia perfeitamente o que eu queria para o FPV, no entanto pelo pouco tempo que eu me interessei pude constatar que é uma exelente controladora, mais como disse vc tem que ter saco para ajustar todos os parâmetros que envolvem este dispositivo. Te digo com toda a certeza que a NAZA LITE tem um custo igual ao que vc vai gastar para ter esta APM com todos os dispositivos necessários… Boa sorte

claudio bastos martins disse:

Prezados, recentemente vi esse post e muiittto me interessa a troca de informações a respeito da APM. Acho ela muito promissora e pretendo adquirir uma. Assim, gostaria de ver deslanchar um tutorial/manual em português que possa nós auxiliar na instalação e configuração dessa placa. 

Abraços

Capanema RJ
    Participante

Gostaria de concordar com esta afirmação do colega (Resumidamente é: quem quer se divertir com FPV Naza basta, quem precisa de um Vant(ou UAV, UAS…etc.) não vai encontrar isso com ela, aí só APM, Pixhawk, PX4, VR-Brain… (se referindo às plataformas open source, tem pago também como o micropilot) como no meu caso é so divertimento mesmo, não me interessei em avançar muito em relação a APM, agora quanto ao fato da turma estar esperando a receita do bolo me pareceu que ele justamente montou a plataforma a que vc se refere, para passar esta receita embora com certeza ele gostaria que todos dessem alguma ajuda, até mesmo para ele adicionar a “receita do bolo”  mais como não aconteceu a coisa desandou, mais deixa quieto, valeu a intenção…..ABS

Augusto Pimentel
    Participante

Eu comprei uma APM (dessas clones mesmo) para divertir com e sem FPV.

Não achei nenhum bicho de 7 cabeças a configuração. Em pouco tempo o quad já estava voando sem configurar nenhum PID. Depois fiz o autotune mas não vi muita diferença, já que estava muito bom.

O que eu fiz de diferente foi colocar LEDs, mas foi bem tranquilo também.

Tem o canal do Fernando Galha no youtube que tem muita coisa sobre a APM: https://www.youtube.com/channel/UCEb9AiDDBinNNWNe4BZ68pA

Abraços.

É eu vi esse material do Fernando…. Ajuda bastante…

As clones parecem funcionar bem também….

Alguém pode opinar sobre a clone da Hobbyking ou da RCTimer?

Capanema RJ
    Participante

Bom gente para finalizar a minha participação no meu caso em especial não me interessei em dar continuidade na APM no momento, pois quero o mais simples operacional possível. Montar muita tralha me incomoda uma vez que muitas vezes voo sozinho e não tenho ninguem para ficar tomando conta dos equipamentos se eu estiver de óculos por exemplo. Ficar igual a mosca de padaria em clube estou fora, posto um videozinho que fiz com um QAV500, me divirto neste nível talvez depois quem sabe suba um degrau.Hehehehe

https://www.youtube.com/watch?v=0jNmlj_CWS0&feature=youtu.be

Cambio, desligo

Israel Cunha
    Participante

Ola amigos..

estou com uma apm com telemetria 433.. porem não uso a telemetria pois meu radio é dragonlink 433.. 

minh pergunta é.. se eu usar vai interferir um no outro?

obrigado

Roberto Bonfim
    Participante

Olá Israel, eu tive este mesmo problema com o link 433MHz da Immersion. Más antes de testar em voo, fiz um teste com o IRC Tools (Immersion) e ele mostrava no gráfico a interferência do link 433 da telemetria da APM. Tive que trocar a telemetria para 915MHz.

Israel Cunha disse:

Ola amigos..

estou com uma apm com telemetria 433.. porem não uso a telemetria pois meu radio é dragonlink 433.. 

minh pergunta é.. se eu usar vai interferir um no outro?

obrigado

Leandro Chaves
    Participante

Sugestão:
    Rádio operando em 2.4

Com downlink de 5.8 use telemetria 433 mhz / ou 900 mhz

Com downlink de 433 use 900 mhz

OBS. se vai voar em local onde tem muita incidência de indústiras e portões eletrônicos o 433 é a frequencia em uso dessas atividades; se vai voar muito perto de torres de celulares, o 900 mhz é a frequencia dessas torres !

Israel Cunha
    Participante

ok obrigado leandro..

abs

Visualizando 13 posts - 76 até 88 (de 88 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.

Lost Password

Register

Receba mais conteúdos como este
em seu e-mail

Se inscreva em nossa lista e receba notícias, reviews e novidades do mundo dos drones, aeromodelos e outros veículos radio-controlados.

Obrigado por inscrever-se.

Ops! Alguma coisa deu errado :(