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REVIEW: ZOHD Dart Sweepforward Wing

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Não muito tempo atrás surgiu uma empresa que trouxe a proposta de fazer aeromodelos com foco em 2 palavrinhas mágicas: fpv e praticidade. O nome da empresa? ZOHD. Estranho né? Primeiro foi o ZOHD Nano Talon, depois o ZOHD Orbit, e agora foi a vez do ZOHD Dart ser apresentado. Uma asinha FPV bem interessante.

O ZOHD Dart está disponível para venda na Banggood, só clicar aqui pra dar uma conferida.

O que é o ZOHD Dart?

Quando eu fiz o review do ZOHD Nano Talon eu fiquei impressionado com a praticidade do equipamento. Imagine um aeromodelo FPV completo que você pode tirar da caixa, montar, voar, desmontar e guardar na caixa de novo, tudo sem o uso de qualquer ferramenta? Essa era a proposta dele, e já funcionava muito bem. Agora imagine um equipamento com a mesma proposta, só que menor.  Assim é o ZOHD Dart.

ZOHD Dart

Mas apesar do tamanho, o espaço interno é bastante otimizado, e tem espaço pensado para praticamente tudo. Na ponta da fuselagem tem espaço para acomodar uma câmera FPV. A Foxxer Monster e qualquer outra deste tamanho como HS1177 e Runcam Swift irão encaixar perfeitamente, sem necessidade de cola quente ou fita adesiva. 

ZOHD Dart

ZOHD Dart

Logo atrás da câmera existe um espaço também sob medida para uma bateria 3S 1300mah. Na lateral da fuselagem tem inclusive um recôncavo para os cabos da bateria, e tudo fica muito bem encaixado.

ZOHD Dart

A instalação do VTX é por conta do freguês, já que o espaço é grande. Eu optei por instalar ele abaixo da base de compensado, escondendo assim a fiação e deixando espaço para um futuro upgrade, quem sabe uma controladora ou alguma outra coisa tão divertida quanto. E como a fuselagem é de EPP, resolvi fazer como já havia feito no Nano Talon e instalar a antena dentro da fuselagem. Fica protegida e externamente o Dart continua original.

ZOHD Dart

O motor fica na parte traseira, com hélice puxer de 6 polegadas. É um 1806 de 2280KV (no site consta 2000KV) que cumpre muito bem a tarefa de empurrar o Dart. 

ZOHD Dart

Encaixes das asas

Um aspecto que pode parecer um pouco controverso é o sistema de encaixe das asas. Ao contrário do ZOHD Nano Talon, onde o servo fica na fuselagem e a linkagem é feita por meio de uma haste que movimenta os ailerons, no ZOHD Dart os servos ficam nas asas, mas a conexão não é feita por cabos e sim através de micro plugs. Não estou certo se são JST-SH ou Molex Pico.

ZOHD Dart

ZOHD Dart

ZOHD Dart

 

 

ZOHD Dart

Apesar da desconfiança inicial, as asas ficam muito bem fixadas através de uma baioneta em carbono, 2 guias e 2 imãs de neodímio fortes o suficiente pra segurar tudo no lugar. É recomendável, no entanto, verificar os encaixes após cada vôo pois as asas são projetadas para se desprender da fuselagem em pousos mais duros.

Especificações

  • Envergadura: 635mm
  • Comprimento: 406mm
  • Peso: 145g (sem bateria)
  • Velocidade de vôo: 15 a 80Km/h (segundo o fabricante)

O que vem na caixa?

A unidade recebida era uma pré-produção, portanto veio em uma caixa de Nano Talon com os seguintes itens:

  • 1x Fuselagem
  • 2x Asas
  • 2x Derivas
  • 1x Baioneta em carbono
  • 1x Hélice 6×3
  • 1x Motor 1806 2000kv
  •  
    1x ESC 12A
  •  
    2x Servo 4.3g Digital

O ZOHD Dart está disponível para venda na Banggood, só clicar aqui pra dar uma conferida.

Montagem

Praticamente não há montagem, é só botar o FPV, seu receptor e voar. E se você instalar a câmera no nariz e utilizar a bateria sugerida, o CG é alcançado automaticamente (existem 2 marcas na parte de baixo).  Se você não quiser instalar FPV terá apenas que colocar um pequeno lastro no nariz para ajustar o CG. E só. É realmente muito fácil e não tem muito o que falar aqui.

 O vôo

Independente de qualquer outra coisa, o vôo foi a grande e grata surpresa. Apesar desta unidade ter vindo sem a controladora que equipará os modelos que serão vendidos, a impressão que se tem é que ele se estabiliza sozinho. Claro que não é o caso, mas a pilotagem é muito fácil e ele tende a manter o roll, sem as variações percebidas, por exemplo, no vôo do Nano Talon. Eu configurei o Taranis QX7 com um exponencial de  60% e travel dos servos limitado em 85%. O grande problema em qualquer primeiro vôo de uma asinha é o excesso de comandos. 

Em nenhum momento o ZOHD Dart apresentou tendência de estol, mesmo em baixa velocidade vindo para o pouso. Fazer loopings e rolls é uma tarefa fácil e divertida, já que ele não apresentou tendências e seguiu a trajetória sem sustos. Em resumo, vôo tranquilo, previsível e sem sustos. Totalmente demais!

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