Os acontecimentos desta semana na Ucrânia reforçam o aumento do compromisso do país com a utilização de drones de visão em primeira pessoa (FPV) de nível quase consumidor como ativos essenciais na luta contra as forças russas invasoras.
Embora a construção, adaptação e implantação eficazes de diversos tipos de drones de consumo, corporativos e militares na Ucrânia tenham sido amplamente documentados, os desenvolvimentos recentes mostram a crescente importância dada à utilização de drones FPV acessíveis.
Juntamente com o apelo do presidente Volodymyr Zelenskyy para a produção urgente de drones para a defesa do país, foi lançada uma nova campanha para arrecadar fundos visando adquirir 10.000 novos drones FPV e respectivas munições.
Essa recente iniciativa foi impulsionada pela fundação de caridade “Come Back Alive” da Ucrânia, que se associou ao grupo UNITED25 para buscar um financiamento de 230 milhões de UAH (cerca de US $ 6,1 milhões) com o objetivo de adquirir os 10.000 drones FPV e as munições correspondentes.
Embora as campanhas de arrecadação de fundos semelhantes tenham avançado anteriormente na construção do notável “Exército de Drones da Ucrânia”, a atual ênfase na utilização exclusiva de drones FPV em primeira pessoa demonstra a frequência e eficácia de sua implantação atual.
“É difícil subestimar a importância dos drones kamikaze acessíveis e de baixo custo”, declarou Mykhailo Fedorov, Vice-Primeiro Ministro da Ucrânia para Inovação, Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia, ao anunciar a iniciativa.
Outra prova do crescente poder e uso dos drones FPV por parte dos defensores ucranianos surgiu em um novo vídeo, no qual um dos drones é apresentado destruindo um tanque russo T-90. Além da demonstração de força, o vídeo também inclui elementos que os apreciadores de schadenfreude irão gostar, já que o tanque foi aniquilado pelo drone durante um mergulho, enquanto estava preso em uma inclinação caiu após o motorista aparentemente engatar a marcha à ré à beira de um penhasco.
Mais evidências da crescente dependência da Ucrânia em relação aos drones FPV emergiram com a revelação de que três empresas estatais do país que anteriormente produziam UAVs estão agora redirecionando seus esforços para a fabricação de drones em primeira pessoa.
Yaroslav Oliynyk, consultor do Ministério de Indústrias Estratégicas da Ucrânia, explicou que essa transição visa atingir dois objetivos primários. O primeiro é fornecer às forças de combate do país os recursos aéreos necessários para expulsar os invasores russos. O segundo é promover, sempre que possível, a autonomia e produção local dos drones necessária como meio de apoio a economia que foi devastada pela guerra.
Em um vídeo divulgado na segunda-feira, Zelenskyy situou a nova ênfase na construção e aquisição de drones FPV dentro das prioridades de defesa mais ampla da Ucrânia.
“Drones são recursos consumíveis e devem ser fornecidos em quantidade necessária para salvar vidas e alcançar resultados no campo de batalha, de acordo com as necessidades dos nossos soldados”, afirmou ele. “Claramente, a produção de drones ucranianos… precisa crescer, e isso se tornou uma das tarefas mais cruciais.”