Connect with us

Notícias

Drones Coletam Dados Climáticos

Publicado

em

Os drones meteorológicos já estão revolucionando a forma como coletamos informações sobre as condições climáticas em nosso planeta. Essas aeronaves não tripuladas são totalmente automatizadas, resistentes às temperaturas e estão equipadas com sensores meteorológicos integrados de última geração. Eles se destacam ao realizar observações precisas e com resolução sem precedentes, a uma altitude de até 2 km acima do solo, medindo parâmetros como pressão atmosférica, temperatura, umidade e turbulência do vento em 3D.

Uma equipe de pesquisadores desenvolvidos pelo Centro Nacional de Ciências Atmosféricas (NCAS), em colaboração com a Universidade de Leeds e o Met Office, está conduzindo uma campanha de observação inovadora com o objetivo de melhorar a interferência de condições prejudiciais extremas, como tempestades.

Essa campanha, que inclui projetos científicos conhecidos como Wessex Convection Experiment (WesCon) e WOEST (WesCon – Observing the Evolving Structures of Turbulence), concentra-se na observação dos processos turbulentos na atmosfera e no aprimoramento da capacidade dos meteorologistas de realização de planejamento de alta resolução.

As novas observações obtidas por meio de voos de drones, radares e aeronaves de pesquisa prometem melhorar significativamente as interferências relacionadas às tempestades, incluindo informações sobre quando essas características começarão e quanto volume de chuva é esperado.

Ben Pickering, diretor meteorológico da Menapia, que opera os drones, comentou: “Estamos entrando em um território inexplorado, realizando execução além da linha de visão visual a 2 km de altitude, e planejamos expandir nossas operações para altitudes ainda maiores à medida que a nossa confiança e as regulamentações do espaço aéreo nos permitirem.”

“Atualmente, os modelos de previsão meteorológica baseiam-se em teorias para simular turbulências e tempestades na atmosfera, o que pode resultar em possíveis erros nas previsões de interferência. Os dados encontrados por essas plataformas têm o potencial de revolucionar nossa compreensão e previsão de tempestades no Reino Unido. A longo prazo, imaginamos que observações rotineiras e automatizadas de drones se tornem parte integrante dos modelos de previsão do tempo diários”, acrescentou o Dr. Pickering.

Ryan R. Neely III, cientista-chefe do projeto WOEST, enfatizou: “Esta é a primeira vez no Reino Unido que consegue traçar repetidamente o perfil completo da camada limite da atmosfera com sensores de alta resolução. Isso não é apenas fundamental para o nosso projeto atual, mas também representa um avanço tecnológico significativo em nosso campo de pesquisa como um todo.”

Esses drones meteorológicos estão desempenhando um papel crucial na melhoria da precisão das previsões climáticas e no avanço da pesquisa climática.

Continue Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *