Share This Post

Destaques / Drone Racing / FPV / Lançamentos / Notícias / Reviews

Eachine EV200D: Uma alternativa real aos Fatshark?

Eachine EV200D

Neste artigo vamos falar sobre o o Eachine EV200D. Você pode conhecê-lo melhor e também comprá-lo na Banggood.

Como já falei em diversos outros reviews de óculos fpv, muitos fabricantes estão trabalhando duro para roubar o trono da Fat Shark, ou ao menos se tornar um competidor respeitado.

Muitos lançamentos recentes como o Aomway Commander V2 e, claro, os Skyzones, estão conseguindo se aproximar bastante deste objetivo, e a Eachine acaba de entrar nesta corrida com o Eachine EV200D. Vamos ver então o que ele tem a oferecer.

Você pode 

Visão geral do Eachine EV200D

Analisando as especificações, o Eachine EV200D parece ter acertado bastante e entrega um bom pacote de recursos para um óculos na faixa dos 300 e poucos dolares. Além disso ele tem o mesmo formato dos óculos da Fat Shark, então se trata de um equipamento portátil e você não terá que gastar muita energia para acomodá-lo na bagagem.

Abaixo está uma breve lista de recursos, depois entraremos em maiores detalhes.

  • Tela LCD de 720p
  • Diversity de 4 canais!!!!!
  • FOV de 42°
  • Ajuste de IPD de 56 a 72mm
  • Lentes opcionais
  • Porta HD 2D;3D e AV in;out
  • DVR integrado (H.264)
  • Proporção de tela ajustável (4:3 e 16:9)

Tendo dito isso, vamos lá.

Tela LCD de 720p

As telas de 720p são o padrão atual, ao menos para óculos FPV. Mesmo que o sinal analógico utilizado não alcance esta resolução, ela garante o máximo de qualidade que seu setup de vídeo puder entregar.

Você poderá ver o potencial dela se conectá-la em seu computador, TV, ou até mesmo ao seu receptor Connex HD se você quiser (e tiver um, claro).

Diversity de 4 canais

Esta é a principal e mais importante característica – para mim pelo menos – deste par de óculos. O Eachine EV200D tem dois slots para colocar seus módulos receptores (compatíveis com Fat Shark).

Você pode colocar dois receptores com diversity – um em cada módulo – e ter um diversity de 4 canais.

Eachine EV200D

Eachine EV200D

Você pode agora utilizar TRÊS antenas direcionais e uma omnidirecional, e você terá praticamente 180 graus de cobertura à sua frente e um alcance decente atrás de você (com ajuda da antena omnidirecional).

Dá pra conseguir um belo alcance com este setup.

A Eachine irá vender duas opções deste óculos: uma sem receptores, e outra com dois receptores open-source que irá custar 40 dolares extras (um excelente negócio, considerando que um receptor custa na faixa de 50 dolares).

FOV de 42°

O FOV – field of view ou campo de visão – entrega respeitáveis 42 graus. Não é tão grande como alguns outros modelos, mas honestamente falando, qualquer coisa maior do que 45 graus é grande demais e torna mais difícil enxergar as coisas. 42 a 45 graus são a medida ideal na qual você pode ver a imagem inteira sem ter que mover seus olhos.

Só para fins de comparação, o Fat Shark Dominator HDO tem um FOV de 37 graus.

Ajuste de IPD e lentes de grau

Esta é uma funcionalidade padrão e bastante necessária que nem valeria a pena mencionar mas que decidi mencionar por três motivos:

1. É compatível com lentes de grau da Fat Shark, bem como com qualquer lente compatível com Fat Shark;
2. Quando você ajusta o IPD, as lentes se movem com todo o sistem aótico, – ao contrário dos Fat Shark, onde as lentes ficam imóveis durante o ajuste.
3. A amplitude do ajuste vai de 56 a 72mm, o que é mais do que a maioria dos modelos que vai até 69mm, então um número maior de praticantes poderão utilizá-lo.

Eachine EV200D

Eachine EV200D

Os controles de IPD ficam na parte inferior do óculos, o que também é padrão, e são bem firmes então não irão sair da posição por conta própria.

DVR integrado (H.264)

O DVR é outro caminho que a Eachine escolheu para se diferenciar, não só da Fat Shark como também de todos os demais fabricantes de óculos FPV.

A maioria dos óculos FPV utiliza a mesma porcaria de software e codec para gravar os vídeos. O resultado geralmente é um vídeo de qualidade baixa e que fica realmente muito ruim na tela de um computador.

Já o H.264 é um codec de alta qualidade (https://www.vcodex.com/an-overview-of-h264-advanced-video-coding/) então provavelmente você terá imagens muito melhores para assistir.

Proporção de tela ajustável (4:3 e 16:9)

O EV200D suporta tanto vídeos no formato 4:3 quanto no formato 16:9, e você pode alternar entre eles conforme o padrão da sua camera. A maioria dos óculos fpv (incluindo aí os Fat Shark) são 4:3, então não dá pra usar aquela câmera 16:9 perdida na maleta em caso de acidente. Com o Eachine EV200D você tem esta opção.

Outros detalhes interessantes

As características acima são certamente os melhores argumentos de venda destes óculos, mas existem outros detalhes que valem à pena ser mencionados.

Porta USB

Na parte de baixo dos óculos tem uma porta USB por meio da qual você poderá atualizar o firmware (suponho que dos módulos open source, de modo que você não precisaria mais de adaptadores FTDI). Você também poderá utilizar a porta USB para alimentar seus óculos, plugando eles a um power banck.

Eachine EV200D

Eachine EV200D

Isso é FANTÁSTICO porque muita gente anda sempre com um power bank para o celular (11000mah ou mais) e com ele seria possível literalmente usar o EV200D por horas.

A bateria que vem no pacote tem cerca de 1800mah, o que não vai durar tanto, mas cara, com o powerbank, dá pra voar até enjoar!

Frente destacável

A parte posterior do óculos pode ser acoplada para proteger os óculos e os módulos de receptor e mantê-los intactos. É removível então você pode voar sem ela também, mas é uma bela camada de segurança extra e também irá proteger contra pequenos arranhões.

OSD

Finalmente, OSD – algo que os fabricantes chineses tem feito direito mas que a Fat Shark simplesmente ainda não implementou. O OSD irá mostrar na tela em qual canal você está e quanta bateria você ainda tem – ambas informações bastante úteis durante o vôo.

Eu realmente gostaria que ao menso o indicador de bateria se tornasse padrão entre os óculos de fpv, porque em muitos casos simplesmente não há como saber se a bateria está acabando.

Bateria na parte de trás

O EV200D suporta baterias 2S e vem com uma de 1800mah. Ela fica na parte de trás da cabeça, e o fio é comprido o suficiente para alcancar o plug de energia dos óculos.

Esta posição da bateria parece ser confortável para a maioria das pessoas, pois ajuda a contrabalancear o peso dos óculos e não pressionam sua têmpora como ocorre em modelos onde a bateria fica na lateral.

Problemas em potencial

É um pouco difícil focalizar as duas extremidades da imagem ao mesmo tempo, não importa como você ajuste o IPD. Isso pode não ser um problema terrível para a maioria das pessoas já que as extremidades da tela não são tão importantes, mas você certamente terá problemas se as informações do seu OSD ficarem muito próximas às bordas.

Além disso, ao alternar de 16:9 para 4:3 você irá perceber barras pretas nos dois lados da tela, onde a imagem é cortada. Isso ocorre porque o formato nativo é o widescreen, então ao utilizar esta proporção você não estará aproveitando o tamanho total da tela. Como o mais comum é o formato 4:3, faria mais sentido adicionar barras pretas em cima e em baixo ao alternar para 16:9 e utilizar a tela inteira em 4:3. Mas não chega a ser um problema.

Além disso, a ótica, quando comparada a de um Fat Shark, não está no mesmo nível. Elas não inviabilizam o seu uso, longe disso, mas mesmo que alguns Fat Sharks tenham telas de resolução mais baixa, a clareza geral e a visibilidade são um pouco melhores.

Conclusão e custo x benefício

Mesmo tendo alguns pontos fracos, o grande argumento de venda do Eachine EV200D é justamente o retorno que ele te dá por cada dolar seu investido.

Por cerca de 300 dolares, você terá acesso a recursos que normalmente não teria sem investir pelo menos 500 dolares em modelos mais sofisticados da Fat Shark, e o diversity de 4 canais é algo realmente excepcional especialmente se você pratica long range ou voa em locais muito densos.

A possibilidade de alimentar os óculos pela porta USB é outro grande ponto positivo e outros fabricantes realmente deveriam adotar esta ideia.

Você pode conhecê-lo melhor ou comprá-lo na Banggood.

Share This Post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Lost Password

Register

Receba mais conteúdos como este
em seu e-mail

Se inscreva em nossa lista e receba notícias, reviews e novidades do mundo dos drones, aeromodelos e outros veículos radio-controlados.

Obrigado por inscrever-se.

Ops! Alguma coisa deu errado :(