Share This Post

Destaques / DJI / Lançamentos / Notícias / Vídeos

Mavic Air 2: AirSense só na América do Norte por enquanto

Pois é pessoal, o Airsense, que era um dos recursos mais comentados do Mavic Air 2 não vai estar disponível por aqui tão cedo. Nesse artigo explicamos o porque e também porque não ele fazer falta nenhuma.

Airsense permite ao drone “ver” outras aeronaves equipadas com o sistema

Muitos de vocês que curtem coisas que voam já devem ter ouvido falar de um negócio chamado Transponder, que é aquele sistema utilizado nos aviões e que serve pra indicar a posição deles e também pra enxergar outras aeronaves em vôo.

Isso vocês já sabiam.

O que talvez vocês ainda não soubessem é que pra que isso funcione direito as aeronaves devem estar equipadas com 2 sistemas ADS-B que trabalham em conjunto: o ADS-B In e o ADS-B Out.

Enquanto o ADS-B In serve pra enxergar as outras aeronaves, o ADS-B Out serve para que as outras aeronaves também me vejam.

É como se o ADS-B Out fosse uma boca berrando, dizendo “Ó, minha posição é essa aqui”, e o ADS-B In fossem os ouvidos, ouvindo todos os outros aviões berrando a posição deles.

E a ideia é que esse sistema substituam os sistemas de radar utilizados atualmente.

E até então isso era, com raríssimas exceções, uma funcionalidade específica de aeronaves tripuladas.

Airsense em tudo a partir de 2020

Mas isso começou a mudar no ano passado quando a DJI fez uma declaração prometendo que todos os modelos com mais de 250g lançados a partir de 1o de janeiro de 2020 viriam equipados com um sistema chamado AirSense, que nada mais é que o bom e velho ADS-B. E como o Mavic Air 2 pesa 570g, então é claro que essa era uma das funcionalidades mais esperadas dele.

Só que como diz o velho ditado, na prática a teoria é outra, e eis que no dia 16 de abril o Dronemodelismo divulgou informações do site da FCC mostrando que haviam não 1 mas 2 modelos de Mavic Air 2, o MA2UE3W, equipado com a tecnologia AirSense, e o MA2UE1N, sem ela.

Se prefere assistir ao invés de ler, é só clicar no play

E isso foi uma coisa que causou espanto, já que segundo consta lá no processo essa é a única diferença entre os 2 modelos de modo que apesar de ter prometido o contrário a DJI acabou lançando um drone com mais de 250g sem AirSense, depois de 1o. de janeiro de 2020.

Mas calma que não acabou ainda e vocês vão entender o porque disso tudo.

No material vazado pela Anatel deu pra ver que a versão que estava sendo homologada aqui era a MA2UE3W, que dispõe do ADS-B, e então a gente ficou com aquela sensação de “azar do resto do mundo, a gente se deu bem. Certo?”

Não! Infelizmente a coisa não acabou bem pra nós, ao menos por enquanto, mas pelo menos o lance dos 2 modelos começou a fazer um pouco de sentido. Olha só.

Mavic AIr 2
O novo Mavic Air 2

Todo lançamento da DJI ganha uma área bem bonita lá no site deles com uma visão geral das principais funcionalidades do produto, além de uma área de especificações técnicas, uma FAQ e uma área de downloads. Confere?

Será então que algum estagiário do marketing esqueceu de citar uma funcionalidade tão importante como essa? Ou será que simplesmente não era conveniente falar sobre isso?

A solução do mistério dos 2 modelos

Ao pesquisar sobre o assunto, eu caí em uma página da sala de imprensa da DJI falando sobre o lançamento, e ali sim, entre as outras funcionalidades eu encontrei uma menção ao AirSense, explicando do que se trata e relembrando do compromisso firmado pela DJI pra aprimorar a segurança dos seus drones. E foi nesta página que encontrei uma nota de rodapé – escrita em fonte bem pequena – que finalmente desvendou a confusão.

Lá dizia o seguinte:

“Devido a uma escassez na cadeia de suprimentos relacionada à pandemia de coronavírus, as unidades Mavic Air 2 equipadas com AirSense ADS-B estarão inicialmente disponíveis apenas na América do Norte. Uma versão do Mavic Air 2 estará disponível fora da América do Norte sem o ADS-B. Os dois modelos são idênticos em todos os outros aspectos, como desempenho de vôo e imagem.”

Ou seja.s

Ao que parece a DJI teve que homologar uma versão sem o ADS-B por conta de problemas com fornecedores, causados por esta maldita pandemia. E como eles não iriam conseguir instalar o ADS-B em todas as unidades a solução foi instalar apenas nas unidades destinadas ao mercado norte americano, onde as regras são mais rígidas. Aí pro resto do mundo onde nem todas aeronaves são obrigadas a utilizar o sistema, ele vai ser vendido sem o ADS-B mesmo, e isso infelizmente inclui o nosso bom e velho Brasil.

AirSense faz falta hoje?

E depois de ter dito isso aí tudo, qual é no final das contas pra nós o tamanho do prejuízo pela ausência do recurso?

Sinceramente, sendo totalmente objetivo eu tenho minhas dúvidas se esse sistema teria alguma utilidade real hoje no Brasil.

Deixa eu explicar.

Como eu falei antes existe o ADS-B In e o ADS-B Out. De qualquer forma as aeronaves tripuladas vão continuar sem enxergar os drones, já que eles não possuem ADS-B Out, e o ADS-B In do AirSense só consegue enxergar as aeronaves que também estiverem equipadas com o ADS-B.

O problema é q ao contrário dos EUA, que já a partir de 2020 obriga praticamente todas as aeronaves a utilizar ADS-B, no Brasil não existem muitas aeronaves, sobretudo entre as que voam a baixas altitudes e poderiam ter algum encontro inesperado com um drone, equipadas com esse negócio.

Então valorizar muito essa tecnologia hoje no Brasil seria algo como comprar uma TV lá por 1950, quando só existia a TV Tupi.

Pode até ser que seja interessante já ter esse recurso a partir de agora no maior número de drones para que num futuro meio impreciso, quando o ADS-B passar a ser obrigatório por aqui também, a gente já tenha o sistema até em drones mais antigos, o que seria um grande ganho em termos de segurança.

Mas sequer sabemos quando isso irá ocorrer e se quando esse dia chegar ainda vai ter algum Mavic Air 2 voando por aí.

Share This Post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Lost Password

Register

Receba mais conteúdos como este
em seu e-mail

Se inscreva em nossa lista e receba notícias, reviews e novidades do mundo dos drones, aeromodelos e outros veículos radio-controlados.

Obrigado por inscrever-se.

Ops! Alguma coisa deu errado :(