Share This Post

Sem categoria

Nota de esclarecimento

Nota de esclarecimento

Pessoal, antes de começarem a ler já peço desculpas porque é um troço meio chato, até por isso só estou postando aqui no site pra não encher o saco de ninguém lá no canal, mas andei lendo algumas coisas e como a constituição brasileira me permite (embora alguns confundam liberdade de expressão com calúnia e difamação) achei por bem fazer algumas considerações. Sei que tudo que está aí em baixo é meio óbvio mas ainda assim… bom. Lê aí.

Caridade

Senso comum é aquilo que não carece de explicação e nem está sujeito a análises subjetivas.

Quem usa da caridade para se promover deixa claro que não tem muito mais a oferecer. Acreditar que é superior a alguém só porque esse alguém não faz o que eu faço ou não vive segundo meus valores é uma demonstração clara de arrogância e concluir que só porque alguém não televisiona suas caridades essa pessoa não faz caridade é uma falácia manjada. Mas tem gente que cai.

Caridade todos nós fazemos. Vocês fazem. Eu faço. Da forma que achamos melhor e sem relação direta ou indireta com nossos trabalhos. Dá pra ser dentista ou advogado sem ter que fazer tratamento de canal ou defender alguém de graça, e muito menos sem ter que publicar no jornal. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Venda de produtos recebidos

A grande maioria dos youtubers (ou criadores de conteúdo, ou influenciadores, sei lá qual o nome mais babaca) não são ricos, não têm pais ricos, e nem ganharam na mega sena. Ao menos os que eu conheço. Eles dedicam boa parte tempo aos seus canais e muito provavelmente ainda não encontraram outra maneira de pagar suas contas a não ser monetizando o próprio trabalho. Nada muito diferente do que vocês também fazem não é?

Bom, eu avisei que tudo aqui seria meio óbvio, não avisei?

Mas enfim, falando por mim, como eu monetizo meu trabalho? Um pouquinho vem do AdSense, outro pouquinho é comissão de vendas, outra parte vem de patrocínios e do Patreon, e por último adivinhem? Isso mesmo, vem da venda dos produtos recebidos para review, e vejam que usei o termo “produtos recebidos para review” e não “produtos que eu ganhei”.

Na vida real existe uma coisa chamada sustentabilidade, e essa sustentabilidade ocorre em cadeia, ou seja, assim como eu preciso pagar minhas contas, lojas como a Banggood também precisam pagar seus funcionários, logo, eles não dão nada pra ninguém. Eles enviam amostras para serem divulgadas e eu divulgo bem o suficiente para que continuem enviando, ou seja, eu pago com meu tempo independente de ficar com o produto ou dar ele para alguém. Não é nada demais, mas é bom mandar a hipocrisia passear e colocar a racionalidade no lugar dela 🙂

Obviamente não tenho nada contra quem pode fazer mais do que eu pelos outros, aliás acho isso ótimo. O problema está em se considerar o divisor de águas, o parâmetro que separa o joio do trigo, os bons dos maus.

Foda-se quem pensa assim. CA-GUEI! Próximo tópico.

Reviews

Dos últimos 40 vídeos que eu publiquei, apenas 7 foram de review. SETE!!!
Todos os demais foram vídeos roteirizados sobre assuntos diversos ou então de projetos pessoais. PROJETOS PESSOAIS!!!!

E sabem o que tem de legal em divulgar projetos PESSOAIS tendo um parceiro bacana como a Banggood??? Eu posso escolher os componentes que pretendo utilizar. Às vezes monto projetos com as melhores peças para quem quer ou pode gastar um pouco mais, e as vezes opto pelo custo benefício como foi o caso do Vagadrone. Mas sabem o que não faz sentido? Escolher deliberadamente equipamentos ruins e gastar meu tempo em um projeto BOSTA só pra enganar os meus inscritos. Isso se chama doença.

Eu quero mais é montar projetos legais e que funcionem bem para que outras pessoas se sintam inspiradas a montá-los ou então criar coisas novas, e que para isso eventualmente acabem clicando em algum dos links patrocinados dos meus vídeos. Faz tempo que faço isso, considero mais divertido (de fazer e de assistir) e financeiramente também é muito melhor.

É claro que erramos. Eu erro. Bem mais do que gostaria de admitir. Mas nunca por má índole ou por acreditar que recomendar um produto de má qualidade não me traria mais problemas do que vantagens.

Então é o seguinte. Essa é a primeira e última vez que pretendo me pronunciar sobre estes ataques. Não irei acompanhar réplicas e muito menos perder meu tempo com tréplicas. O Dronemodelismo é isso. Faço o que posso por quem tá junto mas tenho maturidade suficiente para deixar em paz quem não gosta ou discorda da forma que penso. O mundo é muito grande pra isso.

Share This Post

9 Comments

  1. Falou e já sei do que se trata. Faz tempo que deixei de seguir o arrogante, só uma decepção atrás da outra. Não vale a pena perder tempo mesmo com isso. Parabéns por todo o conteúdo criado por você Rafa e que continue por muito e muito tempo.

    Reply
    • Caramba Ritter, estou boiando.
      Não sei o quê rolou, nem quem foi a figura que falou algo sobre você.
      Nunca te vi pessoalmente, e o conheço há anos desde os primórdios do Fpv Brasil (até comprei ex dragonlink seus), o que vc diz, sei que sustenta, com embasamento e conhecimento técnico.
      Muitas vezes sua ética me impressionou, não por tê-la, Claro, mas sim por defender a prática e se auto criticar.
      Parabéns pelo posicionamento e texto impecável.
      Abraço!!

      Reply
  2. Teu canal é muito bom. Tem conteúdo de peso porque tu sabe do que está falando. Quem te atacou nesse sentido não tem embasamento e aporte técnico, muito menos inteligencia pra saber como a banda toca. Continue executando seu trabalho da mesma forma como sempre o fez. Excelente qualidade. Grande abraço 🤗

    Reply
  3. 👏👏👏👏👏👏

    Reply
  4. Prezado Rafael.
    Seus vídeos são ótimos e ajudam muita gente que tem dúvidas sobre drones e afins. Desejo-lhe sucesso e bons voos.

    Reply
  5. A melhor resposta aos cretinos é ignorá-los. Nada perturba mais um crítico idiota, do que a falta de atenção. Continue com seu ótimo trabalho e não deixe a sua jornada preocupar-se com os cães que ladram. Sucesso aí Ritter.

    Reply
  6. É meu amigo, todo mundo comenta as pinga que a gente bebe, mas não tem noção dos tombo que a gente toma…

    Abraço 🙂

    Reply
  7. Ritterrrrr,
    Pausa um caralho,
    Merda um caralho,
    Cuida da vida de cada um e é um caraolho.
    Pronto falei……….
    Seu trabalho é mei doido sem rotina e as vezes as sequencias falham, tu se enrola pra caramba, e tals.
    Mas na boa, profissional, honesto e ético, isso tu é meu!!!!!!
    Continua seu trabalho, todos que seguem sabe de seu trampo, seu compromisso, suas dicas são excelentes, e mesmo que as vezes sejam básicas e necessárias para iniciantes, as vezes, escuto tudo novamente para garantir que não fiz nada errado(rsss).
    Tu é chato para caralho, mas fico aguardando seus post, e, tenha certeza, quem não está feliz são uns babacas, é só parar de te seguir, isso o bundão não faz né…..kkkkkkkkk

    Reply
  8. Rafael, está de parabéns pelo conteúdo e inúmeras dicas e ajuda. Pessoas como você nos ajudam a participar de um hobby tão bacana com mais conhecimento e consciência. Só tenho a agradecer e desejar parabéns. Muito obrigado .

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Lost Password

Register

Receba mais conteúdos como este
em seu e-mail

Se inscreva em nossa lista e receba notícias, reviews e novidades do mundo dos drones, aeromodelos e outros veículos radio-controlados.

Obrigado por inscrever-se.

Ops! Alguma coisa deu errado :(