O grupo europeu de drones Parrot está enfrentando dificuldades devido aos longos ciclos de vendas, especialmente devido à dependência de ordens de instituições governamentais e das forças armadas. A empresa implementou várias medidas para reduzir seus gastos em meio às vendas mornas de drones. No entanto, antes das receitas do terceiro trimestre que serão divulgadas no próximo mês, a Parrot está alertando os investidores de que o crescimento do grupo pode ser ainda mais prejudicado.
A Parrot destacou que a previsão do ritmo das novas encomendas tornou-se incerta, em grande parte devido à situação econômica global e atrasos administrativos. Agora, a empresa revela que até mesmo os pedidos que eram inicialmente esperados para confirmação e entrega em 2023 estão sendo adiados para 2024.
“No final do primeiro semestre de 2023, a Parrot esperava que as encomendas fossem confirmadas e entregues em 2023, gerando um crescimento de vendas em comparação com 2022. No entanto, o Grupo estima que conseguirá atingir vendas consolidadas de pelo menos 60 milhões de euros (63,3 milhões de dólares) em 2023, em comparação com 71,9 milhões de euros (75,9 milhões de dólares) em 2022, representando um declínio de cerca de 16%, considerando as duas principais atividades do Grupo (soluções de fotogrametria e microdrones)”, conforme declarado em um comunicado da Parrot.
As vendas consolidadas do terceiro trimestre de 2022 totalizaram 21,6 milhões de euros (22,8 milhões de dólares) e representaram 30% das vendas do ano. Isso incluiu entregas para instituições de defesa e segurança, que agora são reconhecidas como os segmentos mais dinâmicos da Parrot. Como resposta, a empresa está concentrando seus esforços de pesquisa e desenvolvimento em drones especialmente projetados para aplicações de defesa e segurança.