Share This Post

Destaques / FPV / Notícias / Reviews / Vídeos

REVIEW TOPSKY Prime1S

TopSky Prime 1S

Hoje vamos falar do TopSky Prime 1S.

Pra começar no FPV o praticante precisa ter, além do drone ou aeromodelo com transmissão de vídeo, um monitor ou então um óculos FPV que até pouco tempo atrás era uma das partes mais caras de todo o setup – e de certa forma continua sendo.

Se você gostar do TopSky Prime 1S, este é o link para comprar na Banggood e render para o Dronemodelismo alguns centavinhos em troca deste review 🙂

E se por um lado ainda somos obrigados a pagar pequenas fortunas pelos modelos top de linha como os Fatshark, Skyzone ou DJI Goggles, por outro cada vez mais empresas estão procurando oferecer modelos mais acessíveis, mesmo que a custa de menos recursos e resoluções mais baixas.

TopSky Prime 1S
TopSky Prime 1S

Inicialmente para conseguir vender seus produtos por valores acessíveis as empresas invariavelmente optavam por uma solução simples e eficiente: ao invés de utilizar 2 pequenas telinhas, utilizavam 1 única tela maior, dando origem aos chamados óculos “caixote”, apelido dado em função do formato e dimensões bem maiores em comparação aos óculos com 2 telinhas tradicionais. O primeiro deles foi o Quanum V1 lançado pela HobbyKing em 2014 e quem quiser conhecer pode assistir este video aqui que fiz ha muito tempo atrás. Não repara que eu era ainda pior que hoje em dia.

Com o passar do tempo, as tecnologias de LCD de baixa resolução foram barateando e isso abriu espaço para o surgimento de óculos FPV convencional de baixo custo como por exemplo o Eachine EV100 que em minha opinião teria sido um sucesso de vendas se tivesse um campo de visão maior do que os 28 graus oferecidos. Mas tem quem goste.

Antes dele, a própria Fatshark já havia entrado neste terreno com seu modelo Teleporter, que na minha opinião apesar das várias gerações de aprimoramentos que teve nunca passou de um modelo limitado e caro por conta do peso da marca.

O TopSky Prime 1S

Em 2018 a TopSky, fabricante do excelente F7X, lançou o Prime 1S por menos de 100 dolares, e argumentos interessantes raramente vistos em óculos FPV deste valor.

O primeiro deles é justamente o uso de duas pequenas telas ao invés de uma, o que permite que o conjunto seja mais compacto. O porém fica por conta da resolução que, apesar de ser anunciada como 640×480, na verdade é de 320×240 mas a fabricante resolveu por algum motivo somar a resolução das duas telas. Mas apesar de ser de certa forma uma malandragem, até que não comprometeu a qualidade de imagem que se não tem a mesma resolução de uma tela de 640×480 real também não me pareceu tão ruim como outras opções de baixa resolução que eu já havia testado.

Parte inferior do TopSky Prime 1S

Parte inferior do TopSky Prime 1S

Isso se deve em parte à relação entre o tamanho das telas e as lentes utilizadas, que se por um lado não permitem que o TopSky Prime 1S seja tão compacto quanto outros óculos convencionais ao menos propicia que se tire o máximo das telinhas utilizadas.

Lentes do TopSky Prime 1S
Lentes do TopSky Prime 1S

Outro aspecto interessante é a presença de ajuste de IPD, com amplitude de 58 a 72mm, uma das maiores do mercado mesmo entre modelos mais caros. Este ajuste é importante pois diferentes pessoas possuem distâncias diferentes entre as duas pupilas, de modo que quanto maior amplitude maior o número de pessoas que conseguirão ajustá-lo ao seu rosto.

Ainda no roll de ajustes individuais o TopSky Prime 1S oferece também ajuste de dioptria, que permite a usuários de óculos ajustar individualmente cada uma das telas às suas necessidades. Apesar de estar presente, no entanto, em meus testes esse ajuste não se mostrou muito efetivo, resultando em pouca variação real independente do ajuste utilizado. Talvez pessoas com miopia consigam notar uma alteração mais significativa.

Controles do TopSky Prime 1S

Controles do TopSky Prime 1S

Além desses ajustes, o TopSky Prime 1S oferece também outros recursos interessantes como por exemplo o DVR que permite gravar as imagens em um cartão SD, tem também saída de fone de ouvidos estéreo, entrada auxiliar, opção de desligar o receptor externo, bateria interna, diversity, alerta de bateria fraca na tela, além de um campo de visão enorme de 80 graus.

Campo de visão alto vs baixa resolução

Você deve estar se perguntando como pode um óculos de baixa resolução oferecer um campo de visão tão grande assim sem acabar com pixels do tamanho de blocos de lego, mas apesar de os pixels serem visíveis como em qualquer tela de 320×240, o fato é que isso não chega a atrapalhar. O motivo? Não faço ideia. Modelos como o Eachine EV100 e o Fatshark Teleporter oferecem campos de visão ridiculamente baixos justamente para não extrapolar o tamanho dos pontos, mas de alguma forma a TopSky conseguiu chegar em uma receita bacana.

Prós e Contras

Prós

  • Tamanho compacto
  • Preço baixo
  • Ajuste de IPD amplo
  • DVR de boa qualidade
  • Bateria interna

Contras

  • Dioptria pouco funcional
  • Campo de visão um pouco grande para alguns pilotos
  • Diversity não operacional na unidade testada
  • Não acompanha antenas

Vale à pena comprar?

Se o que você procura é um óculos relativamente compacto, com boa qualidade de imagem, DVR eficiente, e preço baixo, não tem como errar. o TopSky Prime 1 é uma das melhores opções disponíveis. O ajuste de dioptria pode ser solucionado com o uso de lentes convencionais feitas em uma ótica e o Diversity pode ser que passe a funcionar com alguma atualização de firmware. Entre erros e acertos, eu gostei dele.

Se gostou do TopSky Prime 1S este é o link para comprar na Banggood e render para o Dronemodelismo alguns centavinhos em troca deste review.

Share This Post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Lost Password

Register

Receba mais conteúdos como este
em seu e-mail

Se inscreva em nossa lista e receba notícias, reviews e novidades do mundo dos drones, aeromodelos e outros veículos radio-controlados.

Obrigado por inscrever-se.

Ops! Alguma coisa deu errado :(