Share This Post

Destaques / Dicas / Drone Racing / Equipamentos / FPV / Notícias / Vídeos

TOP 5 melhores câmeras FPV para drones

Fala gurizada, beleza? Hoje vamos falar sobre câmeras FPV. A principal característica que distingue o FPV de outras modalidades de modelismo qual é? Exatamente, é a imagem, então qual é um dos componentes mais importantes? A câmera.

Visitar o tópico de discussão deste artigo no fórum

E se a câmera é um dos componentes mais importantes de um setup FPV então não é nenhum exagero dizer que a escolha dela afeta de forma absurda a experiência do praticante. E tanto isso é verdade que muita gente acaba desistindo da modalidade devido a dificuldades que sem saber ele poderia ter resolvido substituindo a câmera por outra de melhor qualidade.

E são tantas as opções disponíveis no mercado que vamos apresentar aqui uma lista com as 5 melhores câmeras de FPV disponíveis até o momento.

As câmeras apresentadas aqui foram votadas no grupo Multicopters International, e agora iremos discutir as funcionalidades e benefícios de cada uma delas.

A guerra entre a Foxeer e a Runcam pelas melhores câmeras FPV

Pelo que se vê atualmente a maioria dos pilotos ou utiliza câmeras da Foxeer ou da Runcam, o que não é para menos pois se trata dos dois maiores fabricantes de câmeras FPV para mini quads. E existe uma competição bastante acirrada entre elas, o que para nós consumidores é ótimo pois afinal de conta é isso que faz a tecnologia evoluir.

E pra ilustrar esta briga, aqui está uma tabela listando câmeras das duas marcas com características similares.

Comparativo entre os modelos de câmeras FPV da RunCam e da Foxeer

Runcam Swift 2

A Runcam Swift 2 é basicamente a Swift original com algumas funcionalidades adicionais: OSD com timer e voltímetro, audio, tensão de entrada mais ampla e um sistema de montagem mais flexível. Existem 3 opções de lentes disponíveis para se adaptar ao seu campo de visão favorito (2,1mm 165°, 2,4mm 150°, 2,5mm 130°).

RunCam Swift 2

RunCam Swift 2

Sobre o OSD, é apenas um OSD simples que mostra a tensão e obviamente não é possível ajustar PID’s ou outras coisas do tipo, e se você não quiser estas informações na tela o tempo todo você pode desligá-lo. E se você quiser apenas uma câmera simples, barata e sem outras funcionalidades, pode optar ainda pela Runcam Swift original.

RunCam Swift 2 IR Sensitive
Banggood: http://bit.ly/RuncamSwift2IrSensitive-2oQWMUq
Gearbest: http://bit.ly/RuncamSwift22oiq6BH

RunCam Swift 2 IR Blocked
Banggood: http://bit.ly/RuncamSwift2IrBlocked-2oihRFD

Runcam Eagle

A Runcam Eagle é provavelmente uma das câmeras para FPV mais recomendadas da atualidade pela sua excelente qualidade de imagem e eficiência do WDR. Apesar de ser uma câmera CMOS, os engenheros fizeram um trabalho realmente muito bom no software que em minha opinião deixaram o range dinâmico e capacidade de lidar com variação da luz dela tão bons quanto, senão melhores, que em câmeras CCD.

RunCam Eagle

RunCam Eagle

Ela está disponível em versões 4:3 e 16:9, então você pode escolher aquela que se adapte ao formato da tela do seu óculos ou monitor.

O problema dela, porém é o preço. 55 dolares. Além disso a Runcam Eagle tem cerca de 20ms de latência a mais que a Swift, apesar de que pesoalmente eu não tenha notado isso em vôos reais.

Apesar disso, eu realmente recomendaria a Eagle, pessoalmente gosto muito da qualidade de imagem dela.

Runcam Eagle 16:9
Banggood: http://bit.ly/RuncamEagle169-2opZGyh
Gearbest: http://bit.ly/RuncamEagle169-2nUaReP

Runcam Eagle 4:3
Banggood: http://bit.ly/RuncamEagle43-2oY6QHU

Foxeer HS1177

Uma câmera básica, totalmente testada e e aprovada, capaz de produzir imagens de qualidade muito boa. Eu diria que a qualidade dela é bem próxima da qualidade da Runcam Swift 1, sendo que a diferença mais perceptível fica por conta das cores.

Foxeer HS1177

Foxeer HS1177

A HS1177 é feita pela Foxeer e é a que está a mais tempo no mercado. Quando ela foi lançada em 2015, e ela meio que revolucionou a indústria de câmeras para FPV com seu tamanho e formato compactos, ela destronou as board câmeras e definiu um novo padrão a partir dali. Desde 2016, praticamente todos os frames para mini quad são feitos para suportar câmeras com o formato da HS1177, e todas as câmeras mais populares de hoje em dia seguem este formato.

Devido ao fato de que ela chegou ao mercado antes, muita gente se adaptou a ela e ainda a usa até hoje, e devido à sua popularidade existem muitos clones sendo vendidos por preços menores. Então fique atento quando estiver pesquisando preços pois não há garantia de performance por parte dos falsificadores e a qualidade de imagem pode ser até inferior de uma câmera original mais simples.

Foxeer HS1177
Banggood: http://bit.ly/FoxeerHS1177-2ojw7MJ
Gearbest: http://bit.ly/FoxeerHS1177-2oRa2bM

Foxeer Monster

A Foxeer Monster HS1194 é uma câmera de 1200TVL com formato de tela 16:9, e frequentemente é comparada à Runcam Eagle porque ambas as câmeras são CMOS e produzem algumas das melhores imagens. Com base nos reviews que temos visto, a Monster produz imagens muito brilhantes e vívidas, mas o WDR não é tão bom quanto o da Eagle.

Foxeer Monster HS1194

Foxeer Monster HS1194

Tipicamente câmeras fpv com mais linhas têm latência maior, mas a Monster lida muito bem com isso e a latência é bem semelhante à da HS1177, e também é 20 dolares mais barata que a Eagle. Apesar disso ela não é recomendada para quem tem monitores ou óculos formato 4:3 pois a imagem ficará distorcida.

A Foxeer deve lançar em breve a versão 2 desta câmera, mas como ainda não existem reviews ainda decidimos aguardar até que esteja totalmente testada pela comunidade.

Foxeer Monster
Banggood: http://bit.ly/FoxeerMonster-2oRg780

Foxeer Monster V2
Banggood: http://bit.ly/FoxeerMonsterV2-2oXKYiL

Runcam Owl Plus

Runcam Owl Plus

Runcam Owl Plus

A Owl Plus foi projetada especialmente para os adeptos do FPV noturno. De acordo com os usuários, é como “transformar a escuridão em dia”! Também é possível utilizar ela durante o dia, mas a imagem não é tão boa quanto as demais câmeras fpv desta lista, até porque não existe ainda uma câmera FPV tudo em um disponível no mercado.

Faz sentido optar por esta câmera caso você costume voar principalmente nos fins de tarde ou então à noite, ou então se estiver montando um setup para esta finalidade, caso contrário é recomendado optar entre outras câmeras desta lista.

Runcam Owl Plus
Banggood: http://bit.ly/RunCamOwlPlus-2plEUx2
Gearbest: http://bit.ly/RunCamOwlPlus-2oipzj6

E se você estiver procurando por uma câmera FPV capaz de voar na escuridão extrema, dê uma olhada na Night Eagle.

Este artigo foi publicado originalmente no site Oscar Liang e foi traduzido para o português e republicado com autorização do autor.

 

Share This Post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Lost Password

Register

Receba mais conteúdos como este
em seu e-mail

Se inscreva em nossa lista e receba notícias, reviews e novidades do mundo dos drones, aeromodelos e outros veículos radio-controlados.

Obrigado por inscrever-se.

Ops! Alguma coisa deu errado :(