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A empresa Joby conclui a segunda fase da certificação de táxi aéreo da FAA

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A empresa de mobilidade aérea avançada (AAM), Joby, anunciou que concluiu a segunda das cinco etapas do processo de certificação da Federal Aviation Administration, colocando a empresa no caminho para estrear os serviços de táxi aéreo planejados para 2025.

A Joby, com sede em Santa Cruz, fez o anúncio hoje, dizendo que a conclusão da segunda fase da maratona de certificação da FAA a tornou a primeira empresa AAM ou futura prestadora de serviços de táxi aéreo a fazê-lo. Ao longo do ano passado, Joby revelou regularmente seu progresso na conclusão das cinco etapas diferentes na primeira fase do processo, que encerrou antes do final de 2022.

Como parte dessa parte inicial, Joby disse que tinha que definir – e a FAA aceitar – a “intenção regulatória das regras de segurança (‘Meios de Conformidade’)” que deve ser cumprida para que suas aeronaves AAM obtenham a certificação. A segunda fase envolve a empresa estipular as diversas maneiras pelas quais demonstrará o cumprimento dessas mesmas regras. A certificação da FAA não é considerada um trabalho árduo à toa.

Joby diz que se tornar a primeira empresa AAM a concluir a segunda fase do processo de certificação – como diz que foi para terminar a primeira parte – coloca-a no cronograma para iniciar os serviços comerciais de táxi aéreo inicialmente planejados para 2024 em sua data revisada no ano seguinte.

“A certificação é parte integrante de tudo o que uma empresa aeroespacial faz e, com a conquista desse marco crítico, agora podemos concentrar nossos esforços com confiança no fechamento dos planos de certificação restantes e na conclusão dos testes necessários para certificar nossas aeronaves”, disse Didier Papadopoulos, chefe de fabricação de equipamentos originais de aeronaves na Joby. “Somos gratos pela dedicação da FAA à introdução segura da tecnologia eVTOL e seu compromisso em apoiar a liderança contínua dos EUA neste setor.”

Joby observou a ressalva de que, à medida que pequenos detalhes no desenvolvimento de aeronaves são modificados à medida que a busca pela certificação avança, essas alterações exigirão pequenas revisões e retornos às avaliações da fase secundária que, de outra forma, considera “essencialmente completas”.

Buscando se manter em seu rol de desenvolvimento de AAM , a Joby já iniciou os trabalhos na terceira fase do processo de certificação do táxi aéreo. Em novembro, ele apresentou o que descreveu como “quatro planos de certificação de área específica” à FAA, bem como seu primeiro plano de teste de qualificação em nível de equipamento que permitirá o que chamou de “teste de qualificação de crédito” para prosseguir.

Mesmo assim, Joby também iniciou o trabalho no quarto estágio de certificação da FAA – “Teste e análise” – bem como no quinto, “Mostrar e verificar”.

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