Connect with us

Notícias

A startup suíça de UAV Jedsy traz um novo pensamento (e tecnologia) para entregas de drones

Publicado

em

A empresa suíça de entrega de drones Jedsy é pequena em comparação com os gigantes do setor em rápida expansão, como Zipline, DroneUp, Wing ou Flytrex, mas o pequeno UAV que poderia ter desenvolvido uma tecnologia aérea e de acoplamento interessante e pouco ortodoxa que está atraindo novos clientes.

Jedsy é uma startup inovadora e inovadora de entrega de drones . Para começar, foi fundada em 2021 pelo tricampeão mundial de helicópteros acrobáticos Mirko Cesena e pelo engenheiro aeroespacial um tanto mais convencional Herbert Weirather. Ambos estão comprometidos em melhorar os rivais maiores nos serviços de transporte de UAV , desenvolvendo tecnologia superior para clientes de assistência médica , resposta a emergências e carga útil urgente. O caminho para esse objetivo é criar hardware capaz de suportar as condições adversas às quais as aeronaves e equipamentos associados são submetidos durante a operação nas configurações de maior altitude da Suíça .

Seu primeiro movimento foi produzir o que eles apelidaram de Jedsy Glider: um drone vertical de decolagem e pouso cuja concepção de asa fixa oferece um alcance máximo de vôo de 120 km e até 75 minutos de duração da bateria em altitudes máximas de 2.428 metros. A embarcação possui cinco sensores de consciência situacional diferentes que facilitam missões autônomas, incluindo um altímetro terrestre LiDAR. Embora o UAV seja capaz de aterrissagens terrestres e lançamentos de pára-quedas de carga útil, ele reflete o pensamento inventivo da empresa em seu uso de uma solução de acoplamento e recarga surpreendente, porém eficaz.

Esse mecanismo é o que Jedsy chama de “caixa de correio” e parece um bicicletário de carro instalado sob a janela do prédio de um cliente. A estrutura de alumínio não apenas fornece uma solução robusta de decolagem e pouso em áreas onde as opções de solo são limitadas ou inconvenientes, mas também permite o carregamento ou recebimento rápido e fácil de cargas críticas que precisam chegar aos usuários finais o mais rápido possível. A empresa diz que a inovação suspensa é a primeira desse tipo no mundo.

Os mecanismos de fixação na caixa de correio e no Jedsy Glider garantem a estabilidade do drone de entrega enquanto as cargas são carregadas ou recuperadas e facilitam os pousos e chegadas verticais do UAV com suas asas fixas voltadas para a fachada dos edifícios de destino. Antes de decolar para uma nova missão, a nave parece ter sido pendurada na janela para secar (enquanto está sendo refeita).

Embora a empresa esteja pronta para trabalhar com todos os tipos de clientes, seu principal foco de negócios é a área da saúde , o que mais recentemente lhe rendeu o trabalho com a rede Dr. Risch de 22 laboratórios de análises médicas na Suíça e no vizinho Lichtenstein. Sob um acordo iniciado no início deste ano, a empresa realiza cerca de 20 voos diários entre duas instalações da Risch, transportando amostras de sangue e tecidos e equipamentos médicos . O caminho reto do drone – que evita sobrevoar casas ou trânsito – permite entregas em apenas cinco minutos, ou cerca de metade do que o cenário rodoviário mais rápido em condições sem trânsito consegue.

As soluções de entrega por drones da Jedsy também despertaram o interesse do Ministério da Saúde do Malawi, que no final do ano passado contratou a empresa para transportar amostras biológicas e outros materiais entre hospitais e clínicas.

“As entregas que normalmente levariam horas na estrada agora podem ser feitas em minutos, graças à equipe de especialistas técnicos de ponta da Jedsy, incluindo técnicos de montagem de drones, pilotos e mecânicos”, diz o site da Jedsy, observando que a operação também busca criar empregos locais . em Malawi. “A empresa contratou uma equipe jovem altamente motivada e brilhante do Malawi que irá auxiliar na liderança das operações. Além disso, Jedsy pretende recrutar pessoal adicional à medida que as operações se estendem por todo o Malawi.”

Continue Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *