Share This Post

Notícias / Reviews / Vídeos

MJX Bugs 5W – Drone brushless barato com GPS e excelente câmera

MJX Bugs 5W

Falemos então um pouco sobre o MJX Bugs 5W.

COMPRAR O BUGS 5W NA BANGGOOD

Um dos enganos mais frequentemente cometidos pelos novos droneiros na hora de escolher o primeiro drone é optar por algum modelo “baratinho” e sem GPS. Eles são excelentes pra brincar, pra dar de presente, etc… mas não são tão fáceis de pilotar. Um drone sem GPS exige atenção do piloto 100% do tempo pois ele fica literalmente à deriva, e cabe ao piloto manter ele no local desejado manualmente, o que obviamente não é algo fácil para quem nunca pilotou.

E se antes qualquer “entendido” indicava modelos sem GPS como bons modelos para se aprender a pilotar, atualmente com o barateamento desta tecnologia isso já não faz mais tanto sentido, o que é ótimo pois com cada vez mais aeronaves de entrada contando com este recurso, mais pessoas irão se aventurar e com certeza isso irá contribuir para que os drones continuem se firmando como gadgets populares. E o Bugs 5W da MJX é um dos melhores representantes deste novo segmento que já passaram pelas minhas mãos.

O Bugs 5W

O Bugs 5W é um drone de entrada com características bem adequadas. Ele tem 35cm de diâmetro, pesa 400g, utiliza baterias 2S de 1800mAh suficientes para cerca de 15 minutos de vôo já incluída no pacote, e conta com uma câmera Full HD (1920×1080) de excelente qualidade. Outro aspecto importante é que o Bugs 5W utiliza motores brushless, ao invés dos tradicionais coreless, o que na prática significa maior potência e durabilidade.

MJX Bugs 5W

MJX Bugs 5W

A Câmera

A câmera do Bugs 5W é um dos seus maiores diferenciais. Não que câmeras Full HD sejam raras em drones desta faixa de preço. É o que mais tem. O problema é que na maioria das vezes essas câmeras gravam em taxas de bits muito baixas, resultando em imagens de baixa definição, apesar da alta resolução. Já a câmera do Bugs grava em excelentes 12Mbps, o que garante fotos e vídeos de boa qualidade, e isso sim é raro. Outro aspecto desta câmera é que apesar de no site constar que ela grava a 30 quadros por segundo, na verdade ela grava a 24 quadros por segundo, o que pode parecer ruim num primeiro momento, mas não é. Pense que com menos quadros por segundo, o obturador eletrônico da câmera pode aumentar o tempo de exposição para cadaquadro e com isso conseguir imagens de melhor qualidade em condições de pouca luz.

MJX Bugs 5W - Câmera Full HD

MJX Bugs 5W – Câmera Full HD

Além disso, outro recurso que vai agradar é o gimbal de 1 eixo, que permite alterar o ângulo da câmera durante o vôo através do rádio controle. O sistema não serve para estabilizar o vídeo, recurso ainda restrito apenas a modelos de drones mais caros, mas contar com esse ajuste durante o vôo para conseguir enquadrar pontos de interesse ao invés de se limitar a filmar apenas o horizonte é algo muito bem vindo.

O rádio

Como não podia deixar de ser, o Bugs 5W vem com um rádio controle igualmente acima da média. Nada de rádios brancos espartanos e complicados. Ele é bonito, feito em material de boa qualidade, todos os controles são bem sinalizados e fáceis de operar. Mas a cereja do bolo é o display funcional, ao melhor estilo Mavic Pro, que exibe informações de carga da bateria tanto do rádio quanto do drone, altitude, distância, qualidade do sinal, entre outras coisas, ou seja, informações disponíveis independente do aplicativo.

MJX Bugs 5W - Rácio

MJX Bugs 5W – Rácio

Imagine uma situação em que o drone está a uns 200 metros de você, e o aplicativo pára de funcionar. Ainda assim você será capaz de trazer o drone para mais próximo de você, simplesmente porque o LCD do rádio irá te dizer se o drone está se afastando ou se aproximando. Isso com certeza pode ser a diferença entre voltar para casa com o drone ou sem ele. Ponto para a MJX.

COMPRAR O BUGS 5W NA BANGGOOD

O vôo

Voar com o Bugs 5W é uma tarefa fácil. Você liga o rádio, depois liga o drone, conecta o celular ao drone via rede wifi e abre o aplicativo Bugs GO, através do qual você poderá ver em tempo real o que a câmera do drone está “enxergando”, além de controlar diversos aspectos do drone e do vôo.

Como é um drone equipado com GPS ele conta com alguns recursos bem legais, geralmente só encontrados em modelos mais caros.

  • Follow me mode: neste modo o drone mantém a altitude e segue você automaticamente, sem necessidade de pilotá-lo manualmente.
  • Point of interest: neste modo o drone voa ao redor de um ponto enquanto filma ele.
  • Track flight mode: semelhante ao Tap to Fly dos DJI. O piloto indica para onde o drone deve ir simplesmente clicando na tela do celular.
  • RTH: Modo de retorno automático ao ponto de decolagem. O Bugs 5W conta com 3 modos de retorno automático. O primeiro é o manual, já que o piloto pode acionar o botão de retorno a qualquer momento durante o vôo. O segundo é em caso de perda de contato entre o drone e o rádio. E o terceiro é em caso de bateria fraca.
MJX Bugs 5W

MJX Bugs 5W

Para decolar é necessário primeiro realizar um procedimento simples de calibração da bússola (girar o drone algumas vezes) e aguardar ele localizar no mínimo 7 satélites de GPS. Depois disso é só armar os motores e decolar. E neste momento, esqueça aquelas imagens travando e a perda de sinal a poucos metros. O Bugs 5W utiliza um sistema de wifi de alta velocidade (5G) que em meus testes garantiu imagem de qualidade e sem travamento mesmo a vários metros de distância. O fabricante indica um alcance de até 500m para o sistema de rádio e de até 300m para o link de vídeo (FPV). Isso associado às tecnologias de retorno automático e à segurança do GPS permite “confiar no equipamento” e fazer um vôo tranquilo, sem sustos.

Aplicativo Bugs GO

O aplicativo desenvolvido pela MJX para seus drones BUGS também surpreende pela qualidade e é claramente baseado no DJI GO, a começar pelo nome: BUGS GO(!). Mas vai além, e dispõe de uma interface bem semelhante, apesar de bem mais simples. Ainda assim é possível configurar limites de distância e altura, controlar filmagens, modos de exibição – ele pode ser utilizado em headsets como VRBox – ativar modos de vôo, enfim, dispõe de tudo que o piloto precisa para fazer seu vôo.

Bugs Go App

Bugs Go App

Veredito final

Não irei fazer aqui o tradicional pros e contras, pois o bom senso não permite. Poderia citar como contras o fato de ter uma bateria proprietária, ou o fato de não voar por 5Km, ou de não ter uma autonomia de 30 minutos. Mas isso seria tendencioso. Melhor dizer que o Bugs 5W é um drone honesto que faz bem tudo aquilo que se propõe a fazer. E é com isso que me despeço de vocês neste review. Um abraço e até o próximo.

COMPRAR O BUGS 5W NA BANGGOOD

Share This Post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Lost Password

Register

Receba mais conteúdos como este
em seu e-mail

Se inscreva em nossa lista e receba notícias, reviews e novidades do mundo dos drones, aeromodelos e outros veículos radio-controlados.

Obrigado por inscrever-se.

Ops! Alguma coisa deu errado :(