Share This Post

Notícias / Toys / Vídeos

O drone da Multilaser é bom?

Uma das coisas q tenho tentado fazer aqui neste canal é instruir as pessoas que eventualmente estejam pensando em comprar um drone, mas que não têm tanto conhecimento sobre o assunto, sobre as propagandas oferecendo drones populares que começam a pipocar por aí.

Eu já falei aqui no canal sobre dronexpro, drone xline, drone xtreme hd 720pro, dronexhd… que na verdade são SCAMS, ou seja, propagandas que prometem uma coisa e depois o que tu recebe em casa é uma coisa bem diferente, um produto inferior. É feito pra te enganar.

Já no caso desse vídeo aqui não tem nada a ver com SCAM. No caso deste vídeo aqui é só uma marca, no caso a Multilaser, oferecendo produtos normalmente, sem tentar enganar ninguém. Mas apesar disso já ocorreu de eu entrar em uma loja de um shopping aqui da minha cidade e ficar digamos, perplexo com o entusiasmo do vendedor a respeito do drone que estava exposto na vitrine da loja.

Eu tenho certeza que ele não fez por mal, provavelmente ele também era leigo no assunto e só estava tentando fazer o trabalho dele que é vender. O que é claro, não significa que ele não possa acabar frustrando alguns compradores desavisados. Mas conhecimento nunca é demais, né? Então se tu está pensando em comprar um drone da Multilaser, leia este artigo porque quando tu for na loja já vai chegar sabendo o que tu está comprando.

Prefere assistir do que ler? Então é só dar play aí em cima 🙂

Vários modelos

Se tem uma coisa que eu não faço aqui no Dronemodelismo é falar sobre um assunto sem fazer uma pesquisa antes, então apesar de já ter visto esse dronezinho à venda eu fui até o site da Multilaser para conhecer melhor o produto. Chegando lá eu descobri que eles não vendem 1, mas 7 modelos diferentes.

E pra início de conversa é bom deixar claro que todos eles são white label, ou seja, são drones que não foram criados pela Multilaser. A Multilaser compra lotes desses drones, coloca a marca dela e depois coloca à venda. Então se você procurar por aí vai encontrar esses mesmíssimos drones com outras marcas, por exemplo, o Eagle, que é tipo um clonezinho do Mavic Air, é idêntico ao JD-20S que é vendido na Amazon por 85 dolares. Isso por sí só não é uma coisa boa nem ruim, mas vai facilitar a nossa vida. Mais pra frente vocês vão entender.

E apesar de parecerem modelos bem diferentes na verdade eles são bem parecidos e basicamente o que muda é uma coisinha ou outra além do formato. Então vamos dar uma olhada nesses drones do site.

A primeira coisa que se nota é o preço, eles se situam numa faixa que vai de 500 a 1000 reais, e de cara eu digo pra vocês que com exceção desse mais caro os outros são todos muito parecidos, tanto em termos de qualidade de voo, alcance, qualidade da câmera e preço.

Com ou sem GPS

A diferença básica entre eles está no GPS. Se o drone não tiver GPS, assim que ele decolar ele ficará à deriva. Isso quer dizer que ele estiver com alguma tendência de voar para um lado ou se estiver batendo um ventinho ele vai começar a se mover e o piloto vai ter que se virar pra evitar um acidente, principalmente se tiver alguma árvore, parede ou obstáculo próximo. Se o drone tiver GPS ele vai decolar e ficar paradinho esperando o piloto mandar ele fazer alguma coisa. O único modelo que oferece essa opção no caso da Multilaser é o Hawk (na ocasião da publicação deste artigo), que não por acaso também é o mais caro.

Hawk

E nesse sentido se vocês querem saber se na minha opinião existe opção melhor eu já digo que a resposta é sim. Querem um exemplo? Procurem se informar a respeito do drone Tello da DJI. Voa bem, filma bem, tem posicionamento ótico e custa em torno de 500 reais. Ele está à venda na FlyPro, patrocinadora do canal, e se digitar o cupom a seguir você ganha R$100 de desconto: TELLODRONEMODELISMO)

Curto alcance

Outro aspecto é o alcance. Aqui é fácil porque nenhum deles vai muito longe. No máximo uns 50 ou 100 metros conforme eles mesmo anunciam no site. O que não é ruim, mas é bom que se tenha consciência disso até porque um drone sem GPS que perde o sinal de rádio na melhor das hipóteses vai cair e na pior vai seguir voando sem rumo até bater em alguma coisa ou acabar a bateria. Certo?

Shark

Tempo de vôo

Sobre o tempo de voo eu não posso falar pois isso varia bastante de drone pra drone. Eles anunciam no site tempos que variam de 10 a 22 minutos, e eu ficaria surpreso se um drone de 499 reais, como é o caso do modelo Bird, pudesse voar por 22 minutos. Pra vocês terem ideia, um drone como o Mavic Mini que custa uns 4 mil reais e pesa menos de 250g consegue voar por pouco mais que isso, então como falei não posso afirmar nada. Pra qualquer um deles esperem algo na casa dos 8 a 12 minutos e o que vier além disso é lucro.

Qualidade da câmera

Sobre a qualidade da câmera, vejam que todos eles possuem um erro na descrição já que informam ter uma câmera HD de 1280p, que é uma coisa que não existe. Se a camera é HD então ela é 720p e se é Full HD é 1080p. 1280p seria uma coisa melhor que Full HD então é claro que tá errado e as cameras são na verdade de 1280×720 ou seja, 720p.

Mas 720p é bom né? Eu baixo filme em 720p e fica bem legal.

Infelizmente não é bem assim. Além da resolução existe uma coisa chamada taxa de bits, ou bitrate. Pra entender melhor vejam essas duas fotos. Eu peguei a mesma foto e salvem em JPG com níveis de compressão diferentes. A da esquerda ficou praticamente perfeita mas o arquivo ficou maior. Já a da direita ficou um lixo mas o arquivo ficou bem pequeno.

Agora basta saber que um vídeo nada mais é que uma sequência de um monte de fotos pra entender que tu pode ter vídeos com resoluções iguais mas com definição bem diferete.

E esse é o problema pois esses drones mais baratos utilizam uma taxa de bits muito baixa.

Outra coisa que impacta na qualidade da filmagem é a existência ou não de estabilização. No caso do Mavic Mini ele tem um gimbal que mantém a câmera sempre paradinha enquanto o drone se vira pra voar, e é por isso que as imagens são tão suaves. No caso dos drones da Multilaser nenhum deles dispõe de gimbal.

Eagle

No mundo da filmagem e da fotografia, qualidade custa muito caro pessoal. Não se iludam.

Preço

Como a gente já falou antes, se vocês procurarem vão encontrar por aí esses drones com outras marcas também, e muito provavelmente por um preço mais baixo. Isso quer dizer que não vale à pena comprar os da Multilaser? Não foi isso que eu falei. A Multilaser é uma empresa legalmente constituída que importa e vende seus produtos legalmente e pra isso tem toda uma cadeia de custos que vão de funcionários até o pagamento dos impostos. E é óbvio que uma empresa dessas não consegue competir em preço com um vendedor do Mercado Livre – que tá lá se virando pra sobreviver, não estou julgando ninguém – mas que não paga imposto nenhum.

Bird

Então os drones da Multilaser são mais caros que os similares do Mercado Livre por motivos que só importam pra eles. Por que eu vou pagar mais caro?

Basicamete garantia e suporte técnico, por serem produtos eletrônicos que podem dar problema ou gerar dúvidas, e a homologação anatel, por serem produtos emissores de rádio frequência.

Conclusão

Então vejam que pode sim fazer sentido pagar um pouco mais caro se a empresa estiver oferecendo benefícios a mais. Agora, é importante que exista essa contrapartida. Se não tiver as homologações corretas, a garantia não funcionar ou o suporte técnico não for eficiente, aí realmente seria jogar dinheiro fora. Lembrando que como já citei existem opções melhores nesta faixa de preço mas isso não significa que os drones da Multilaser não possam ser uma boa opção para alguns tipos de consumidores.

Com esse artigo eu tentei passar um panorama sobre o que esperar dos drones da Multilaser pra não correr o risco de se frustrar e ficar triste. Drones mais sofisticados que fazem aquelas imagens lindas que vemos no Youtube custam entre 4 e 12 mil reais, então pra saber se vale à pena basta se perguntar que tipo de drone você esttá buscando e acima de tudo ser sincero com a resposta.

Share This Post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Lost Password

Register

Receba mais conteúdos como este
em seu e-mail

Se inscreva em nossa lista e receba notícias, reviews e novidades do mundo dos drones, aeromodelos e outros veículos radio-controlados.

Obrigado por inscrever-se.

Ops! Alguma coisa deu errado :(