Share This Post

Destaques / Lançamentos / Notícias / Vídeos

Parrot anuncia Anafi Ai, um drone com alcance virtualmente ilimitado (4G)

A Parrot apresentou esta semana o Parrot Anafi Ai, um drone voltado para o uso profissional com excelentes especificações e um formato bastante diferente do convencional.

A Parrot se inspirou totalmente na natureza para recriar do zero soluções para problemas já conhecidos.

O sistema anti-obstáculos, por exemplo, foi baseado na fisiologia dos insetos e substitui os múltiplos sensores por um único par de sensores móveis na parte dianteira. Segundo a Parrot, nenhum animal conhecido evoluiu para ter sensores visuais espalhados por todo o corpo, mesmo que todos precisem estar atentos a todas as direções para fugir de predadores.

Desta forma ao invés de utilizar o mesmo approach já utilizado por fabricantes como DJI, Autel Robotics e Skydio para seus sistemas de desvios de obstáculos baseado em câmeras distribuídas por todas as partes do drone, a Parrot optou por incluir um par de sensores na dianteira, capazes de se movimentar para perceber o ambiente, como se fossem as antenas de um louva deus. Ao se moverem com o auxílio de um gimbal de 1 eixo elas são capazes de girar em até 311 graus e dispensar o uso de múltiplos sensores, reduzindo o custo e a complexidade do projeto. Durante a decolagem, por exemplo, o sistema vai apontar para cima enquanto nas operações de pouso ele irá apontar para baixo. Não deixa de ser inteligente mesmo.

E por falar em louva Deus, esse parece ter sido o animal escolhido para inspirar as formas ao novo drone, sobretudo ao gimbal, que se projeta para fora do corpo como se fosse a cabeça de um Louva Deus. Segundo a Parrot isso se justifica pelo fato de oferecer melhor visibilidade em todas as direções do que se estivesse integrada ao corpo, como ocorre com praticamente todos os drones da concorrência. Isso permite a ele, por exemplo, olhar para cima de forma desobstruída, algo que torna ele excelente para missões de inspeção, por exemplo. Além disso toda a cabeça do drone foi desenvolvida de forma que as câmeras do sistema anti obstáculos não interferissem no campo de visão da câmera principal e vice-versa.

Mas nem só dos insetos veio a inspiração para projetar o Anafi Ai. As hélices também trazem uma boa dose de inovação e tiveram seu formato baseado nas nadadeiras das baleias jubarte.

Com isso eles conseguiram obter o mesmo desempenho de um rotor de diâmetro maior, mas com um diâmetro menor. Além do mais isso resultou em um drone mais silencioso. 71,5dB. Para fins de comparação a 1 metro de distância o Skydio 2 emite 76,4dB de ruído enquanto um Mavic Air 2 fica na faixa de 74dB.

Outra inovação inserida no Anafi Ai é o sistema de medição de distância em relação ao solo, que ao invés do tradicional infra vermelho utiliza um sistema chamado de ToF, que possui maior precisão e alcance e menos propenção a interferências.

Entre as funcionalidades estão diversos modos de voo já conhecidos como o active tracking, waypoints, ponto de interesse, timelapse e o touch and fly, mas também trás novidades como o Vehicle Mission, espécie de active tracking mas desenvolvido especificamente para perseguir veículos. Neste modo o drone é capaz até mesmo de pousar sobre o veículo em movimento em caso de necessidade, como por exemplo, em caso de bateria fraca.

Além disso ele oferece também o modo GPS Lapse, desenvolvido especificamente para operações de inspeção e fotogrametria. Neste modo ele é capaz de tirar fotos em intervalos fixos de distância ao invés de tempo, seno possível configurar os disparos a cada 5, 10, 20, 50, 100 ou 200 metros. Aliás essa parece ser uma das grandes vocações do Anafi Ai, já que ele oferece integração com o sistema Pix4D, criação de planos de voo com 1 click, e fotos em 48MP a uma taxa de 1 frame por segundo, basicamente o dobro do oferecido por seus concorrentes. A precisão obtida nas missões de fotogrametria também impressiona, chegando a 0,46cm/pixel contra 0,82cm/pixel obtidos pelo Phantom 4 Pro v2.
E pra finalizar ele é capaz até mesmo de transferir as imagens para o Pix4D Cloud enquanto realiza a missão utilizando a rede 4G. Isso sim que eu chamo de produtividade.

Com relação à câmera o Anafi Ai utiliza um sistema de estabilização baseado em um gimbal mecânico de 3 eixos em conjunto com um sistema de estabilização eletrônica que remove as vibrações e distorções da lente. O gimbal é capaz de girar a câmera em até 292 graus e oferece um sistema de proteção em caso de acidente.

Ela utiliza um sensor quad bayer de 48Mb e meia polegada, semelhante ao do Mavic Air 2. É capaz de gravar vídeos em 4K a 60fps, dispõe de HDR, zoom de 6x e 14 stops de range dinâmico. Apesar disso, com pixels de apenas 8 microns eu ficaria surpreso se ele oferecesse uma qualidade acima da média para fotos com pouca luz.

E apesar do zoom oferecido ser digital, segundo a Parrot ele utiliza algoritmos que garantem que detalhes de apenas 1cm possam ser vistos em zoom máximo a uma distância de 75 metros. Esse aliás parece ser outro ponto forte do Anafi Ai, pois também segundo a Parrot o sensor de meia polegada dele oferece 55% mais detalhes do que sensores de 1″ e 20MP utilizados em diversos drones profissionais.

Entre os modos de imagem estão o bracketing mode, burst mode de até 10 frames por segundo, panoramas horizontal, vertical, esférico, little planet e superwide.

Mas de todas as suas peculiaridades, talvez a que mais chama a atenção no Anafi Ai é o sistema de conexão entre o drone e o rádio. Ao invés de se basear unicamente em um sistema de transmissor e receptor entre ambos, como o famoso wifi e seus derivados, ele oferece também um enlace baseado no sistema de telefonia móvel 4G. Tudo isso de forma transparente e com delay de cerca de 300ms.

Quais as vantagens desse sistema? Alcance virtualmente infinito e livre de interferências sejam elas eletromagnéticas como as provenientes de torres de celulares, por exemplo, ou mesmo físicas como paredes, prédios ou morros.

Já o funcionamento é conceitualmente simples. A cada 100ms o sistema testa o os canais 4G e Wifi e se adapta da melhor forma. Em voos próximos e livres de interferência o drone vai utilizar o Wifi. Mas a qualquer momento caso a largura de banda caia para menos de 1,5Mbps o sistema passa a funcionar através do 4G. O alcance máximo em modo Wifi é de 9Km em modo FCC e 4Km em modo CE.

Já o vídeo transmitido em tempo real tem resolução FullHD a 8Mbps e oferece saída HDMI no controle remoto. Além disso ele também é compatível com alguns players de vídeo como o VLC.

E se tu estiver se perguntando se ele será compatível com o sistema de telefonia móvel do Brasil, a resposta é sim. Segundo a Parrot ele suporta mais de 28 bandas diferentes, o que torna ele capaz de operar em 98% das frequências utilizadas em todo o mundo.

Nem o preço e nem a data de lançamento foram divulgadas mas espera-se que o lançamento ocorra em breve e que o preço fique na faixa de outros drones profissionais high end, uma vez que será vendido através da rede de revendas do segmento Enterprise da Parrot.

Share This Post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Lost Password

Register

Receba mais conteúdos como este
em seu e-mail

Se inscreva em nossa lista e receba notícias, reviews e novidades do mundo dos drones, aeromodelos e outros veículos radio-controlados.

Obrigado por inscrever-se.

Ops! Alguma coisa deu errado :(