Share This Post

Destaques / Drone Racing / Equipamentos / FPV / Notícias / Reviews

Comparativo Runcam 3 VS GoPro Hero 5 Session

A GoPro Session está se tornando uma câmera HD cada vez mais popular por conta do seu tamanho compacto, mas ela é cara! E aqui temos a nova Runcam 3 que foi desenvolvida para FPV e mantém o mesmo formato por um preço bem mais acessível.

Neste review inicial iremos comparar a aparência, funções e performance das duas câmeras

Aparência

Case e dimensões

A Runcam manteve a tradicional cor laranja brilhante. Muitos preferem a cor laranja porque é mais fácil localizar no chão depois de uma queda.

Em termos de dimensões, a Runcam 3 é praticamente idência à Session, ambas tem 38mm de largura e de altura, porém a Runcam 3 é 1,5mm mais comprida.

Além disso vale à pena observar que na Session 5 as 4 bordas do case são um pouco mais arredondadas que a Runcam 3, tornando esta incompatível com o montante que vem com a Session.

A Session 5 tem um case enborrachado enquanto a Runcam 3 é feita de plástico rígido.

Botão

Tem 2 botões na Runcam 3, um botão de disparo (localizado na parte de cima), e um botão de seleção de modo (localizado na parte traseira).

Microfone

A câmera possui 2 microfones (um no topo e outro atrás), e são otimizados para reduzir os ruídos causados pelo vento.

Porta USB

Ela utiliza um conector Micro USB.

Slot para cartão SD

O slot é protegido por uma tampinha de borracha que impede que o cartão SD caia em caso de batidas ou quedas.

Montante

Ela vem com um montante de borracha feito para ser montato no topo do mini quad. A Session também encaixa perfeitamente nele.

Quando utilizando o montante, é recomendado que se use um velcro para manter a câmera no lugar.

Assim sendo você também não precisa se preocupar com sujeira entrando pela porta USB, ou em perder o cartão USB (que também já tem uma tampinha)

Recursos e especificações

Runcam 3 Session 5
Preço A ser confirmado U$300
Peso 66g 72.5g
Dimensões 38x38x37.5mm 38x38x36mm
Resolução de Vídeo A ser confirmado
1080p 60fps
720p 120fps
4K 30fps
2.7K 48fps
1080p 90fps
720p 120fps
Formato de vídeo .MOV .MP4
Bitrate máximo de vídeo A ser confirmado TBC
Fotos A ser confirmado 10MP
Porta USB Micro USB USB-C
Superview No Yes
Saída de vídeo para FPV Yes No
À prova d’água No Yes
Estabilização de imagem No Yes
Aplicativo para smartphone Yes Yes

 

Uma vez que a Runcam 3 foi feita para FPV, o fato de não ser à prova d’água ou não contar com sistema de estabilização de imagem digital não são um grande problema (em minha opinião).

WDR

Um dos recursos mais importantes da Runcam 3 é o recurso WDR (wide dinamic range), que é otimizado para vôos FPV.

Qualidade de Imagem

O WDR desta câmera é ótimo. Eu sequer alterei quaisquer configurações e ela funcionou muito bem em muitas situações extermas como ao ser apontada diretamente para o sol ou ao sair de um tunel escuro. Nestes casos, a GoPro Session 5 ou parecia ficar sobre exposta ou sub exposta.

Eu comparei as câmeras com suas configurações padrão. Estou certo de que a GoPro poderia ter se saído melhor nestes testes, mas seria necessário realizar alguns ajustes específicos para cada uma destas situações (balanço de branco, ISO, etc)

A esta altura eu já concluí que a Runcam 3 realmente é uma boa câmera HD, algo que você pode simplesmente colocar em seu quad, sair e voar. A GoPro oferece a opção de filmar em Flat Color, que dá ao usuário maior flexibilidade para corrigir cores na pós produção, recurso não disponível na Runcam 3. Se você costuma editar seus vídeos talvez encontre na Session uma opção mais interessante.

E quanto ao campo de visão (FOV), a Runcam 3 não faz Superview. Pessoalmente sou um grande fã desta opção e pedi ela repetidamente pra Runcam, mas infelizmente neste momento não foi possível. A boa notícia é que no modo Wide o campo de visão da Runcam 3 e da Session 4 ficam bastante parecidos.

A Runcam ainda está trabalhando para melhorar a qualidade da imagem antes do seu lançamento. Existem exemplos de fotos tiradas com os protótipo na internet, porém provavelmente não representam o resultado que será obtido com a versão final. Eu irei publicar fotos quando as otimizações na qualidade da imagem forem concluídas.

Teste de qualidade de audio

Em breve…

Teste de Latência de Video

A Runcam 3 suporta saída de vídeo em tempo real o que permite que seja usada como câmera para FPV. Na GoPro Session 5, o conector foi substituído e creio que substituíram a saída AV por uma HDMI, que não é compatível com os transmissores de vídeo analógicos que usamos para FPV.

Eu vou testar a latência de vídeo da Runcam 3 como câmera FPV, em breve…

Não usar como Dashcam?!

Vale a pena citar que no manual consta o seguinte:

“Nunca use a Runcam 3 como dashcam, isso pode danificar a bateria da câmera e comprometer sua segurança.

O fabricante da câmera me disse que devido ao design utilizado a ventilação foi um grande desafio, e que eu deveria evitar usá-la em locais sem boa ventilação. Isso quer dizer que a Runcam 3 foi criada principalmente para FPV!

Quais as vantagens da Session 5?

Eu comprei a Session 5 a poucos dias atrás, então ainda não estou totalmente habituado a ela, então tentarei ir atualizando esta parte conforme for aprendendo mais.

Tela LCD

Primeiramente eu realmente gosto da pequena tela LCD da Session que permite que configurações sejam feitas diretamente na câmera. Com a Runcam 3 você precisa usar um smartphone para isso. Mas pensando melhor, eu realmente não me imagino tendo que alterar configurações da Runcam depois de configurá-la do meu jeito.

Funções

Outras funções como estabilização digital, controle por voz, podem ser úteis de vez em quando durante uma viagem de fim de semana, mas se você pretende usá-la para FPV então realmente não valem muito a pena. Ser à prova d’água seria uma característica um pouco mais importante pra mim, tem vezes que voamos sobre água ou neve… 🙂

Garantia!

Em alguns países (como EUA e Reino Unido), a GoPro oferece garantia contra danos físicos por cerca de 20 dolares por ano.

Texto publicado originalmente em https://oscarliang.com/ com prévia autorização do autor.

Share This Post

1 Comment

  1. resta saber o preço… mas deve vir com preço por volta dos 100USD

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Lost Password

Register

Receba mais conteúdos como este
em seu e-mail

Se inscreva em nossa lista e receba notícias, reviews e novidades do mundo dos drones, aeromodelos e outros veículos radio-controlados.

Obrigado por inscrever-se.

Ops! Alguma coisa deu errado :(