Share This Post

Destaques / Drone Racing / Equipamentos / FPV / Tutoriais

Gimbal FrSky M9 Hall – Taranis upgrade

Gimbal FrSky M9 Hall – Taranis upgrade

A FrSky acaba de lançar o novo M9 Hall gimbal pro Taranis X9D, foi uma atualização muito aguardada pelos usuários de Taranis. Neste artigo, vamos comparar o novo gimbal com o original, e demonstrar a instalação.

O M9 Hall Sensor Gimbal foi fornecido por FrSky para este review. Este post foi escrito por Artur Banach.

Página do produto

O que é o Sensor Hall?

O gimbal M9 tem um sensor hall em vez do potenciômetro e escovas tradicionalmente usadas nos gimbals do Taranis. Os gimbals tradicionais contêm peças que podem se desgastar, ao contrário do gimbal com sensor hall que usa ímãs para ler a posição dos sticks.

Primeira vista

Dentro da caixa encontramos um gimbal e um conjunto de parafusos para a instalação. Há quatro parafusos para montagem e um para desativar a centralização (se você estiver usando ele como acelerador).

Há três conectores na parte traseira do gimbal, dois plugues menores e um grande. Cada conector tem um comprimento de fio diferente. Vários parafusos e placas são usados ​​para ajustar a tensão e catraca.

Os sticks tem 2mm extras de comprimento (aproximadamente) em comparação com os originais, ou seja, 25mm vs. 27mm. Você pode sentir a diferença ao segurá-los.

Página do produto

Ajustes para o stick do acelerador

O gimbal vem por padrão com o stick centralizado por uma mola. Um pequeno ajuste é necessário para transformá-lo em um stick de acelerador.

Um parafuso prateado precisa ser colocado através do orifício no elemento metálico e apoiado sobre o invólucro de plástico do gimbal (indicado pela chave de fenda na foto acima). Após este mod não haverá mais tensão da mola.

Instalação

Instalar o gimbal é realmente fácil.

O primeiro passo é abrir o Taranis. Há 6 parafusos na parte de trás. Uma vez aberto é óbvio o que os fios que precisamos desencaixar são.

Uma vez que isso é feito, há mais 4 parafusos no painel frontal do rádio que precisamos remover e que prendem o gimbal ao o painel frontal do TX. Quando eles são retirados, o gimbal pode ser removido.

Para montar o gimbal M9, simplesmente inverta os passos acima: em primeiro lugar, os parafusos do painel frontal, em seguida ligue os conectores. E certifique-se de que isso seja feito suavemente para que não haja danos indesejados aos componentes eletrônicos.

Nota importante: os sensores no gimbal devem estar voltados para fora, eles estão localizados no mesmo lado que as placas de tensão e catraca.

Página do produto

É fácil descobrir qual dos três conectores vai para onde. O maior conector é óbvio devido ao seu tamanho. Os outros dois têm diferentes comprimentos de fio, mas cada um deles só vai caber no soquete correto de qualquer maneira, eles não chegam até o outro.

Depois que você terminar de montar o case do rádio, a instalação terá terminado. O último passo é calibrar os sticks – pressione MENU por algum tempo e vá para a tela 9 para fazer isso.

Minha Experiência com o gimbal M9

E então, como os gimbal M9 Hall se comportam?

Os sticks são pouco mais longos que os originais e isso ficou bastante óbvio no meu primeiro vôo. Eu diria de cara que o movimento dos gimbals é mais suave, e há uma precisão maior. Para mim a forma como o mecanismo de gimbal funciona definitivamente transmite uma sensação mais “premium”.

Meu vôo com estes gimbals parece melhor. É algo que é difícil explicar em palavras, uma vez que cada piloto voa de forma diferente, mas eu achei toda a experiência muito mais agradável do que os gimbals originais.

Pontos Positivos

– Sensação mais agradável do que gimbals conservados em estoque
– Maior precisão
– Boa qualidade
– Fácil de instalar / substituir
– Deve durar mais do que estoque gimbal

Página do produto

Pontos Negativos

– Quando o stick não está centralizado há uma abertura de 1mm a 1.5mm entre os elementos do gibmal que podem deixar poeira entrar dentro da carcaça do rádio
– Sticks são mais longos do que o gimbal original, por isso pode levar tempo para se acostumar com ele (memória muscular …).

Vale a pena a atualização?

O gimbal original de reposição custa R$ 13, enquanto o M9 custa US$19. Levando em conta o preço, a facilidade de instalação e os pontos positivos que eu listei acima – SIM! Este é um dos melhores upgrades que eu fiz em meu bom e velho Taranis.

Texto publicado originalmente em https://oscarliang.com/frsky-m9-hall-gimbal-taranis-upgrade/ com prévia autorização do autor.

Share This Post

3 Comments

  1. bem legal a facilidade de instalação e o preço dele vale muito a pena =)

    Reply
  2. facilidade de instalação e o preço dele vale muito a pena =)

    Reply
  3. Deve ser muito bom e ter uma vida útil maior que seu antecessor.

    Me fala qual modelo e medida dos parafusos que prende o gimbal no rádio, o meu chegou faltando um parafuso.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Lost Password

Register

Receba mais conteúdos como este
em seu e-mail

Se inscreva em nossa lista e receba notícias, reviews e novidades do mundo dos drones, aeromodelos e outros veículos radio-controlados.

Obrigado por inscrever-se.

Ops! Alguma coisa deu errado :(