Share This Post

Destaques / Equipamentos / Lançamentos / Notícias / Vídeos

Yuneec lança seu novo drone: Mantis G

Yuneec lança seu novo drone: Mantis G

Antes de falar sobre o novo Yuneec Mantis G eu queria fazer aquele momento capitalista opressor rapidinho pra agradecer a vocês pois o novo formato de vídeos do canal tem dado um resultado super positivo, o que mostra que a gente tá no caminho certo. O problema é que esses vídeos têm consumido um tempo absurdo, então pensem a respeito da ideia de se tornarem membros ou patrões do canal.

E 2019 que começou meio morno no que diz respeito aos lançamentos do segmento de drones parece ter dado uma recuperada visto que algumas empresas importantes resolveram finalmente colocar a colocar as cartas na mesa. No último vídeo desta série nós falamos sobre a FreeFly que apresentou seu drone peso pesado, o Alta X e neste aqui a gente vai falar sobre o Mantis G da Yuneec.

Muitos de vocês provavelmente já ouviram falar da marca Yuneec já que ela conseguiu conquistar uma fatia do mercado com seus modelos mais populares, o Mantis Q e o Typhoon H, além de oferecer também outras opções menos conhecidas como o H520 e o Tornado H920.

Mas eis que no primeiro dia da conferência InterDrone que ocorre anualmente em Las Vegas a Yuneec apresentou seu último modelo, batizado por algum motivo de Mantis G.

Talvez seja G de gimbal, de forma q o Q do Mantis Q possa ser em alusão ao “queixo duro”, termo usado pra designar os antigos carros sem direção hidráulica mas que poderia muito bem ser empregado em drones sem guimbal, mas enfim, tô só divagando.

Yuneec Mantis G e DJI Mavic Pro

E olhando assim para ele fica meio evidente a semelhança com um modelinho bastante conhecido da galera que é o Mavic Air, ou até mesmo do antigo Mavic Pro, não por acaso dois dos modelos de maior sucesso da DJI. Isso porque aparentemente o Mavic Air possui os melhores adjetivos quando se trata do mercado de consumo, ou seja, boa portabilidade, alcance, tempo de vôo e qualidade de filmagem, espaço esse que poderia tranquilamente ter sido ocupado pelo Spark se não fosse pela sua baixa autonomia, se bem que por outro lado o Mavic Air fechado fica até menor do que o Spark, então acho que o sucesso do Mavic Air fala por sí próprio e fica fácil entender porque ele foi utilizado como parâmetro pela Yuneec durante o desenvolvimento do Mantis G.

A Yuneec já tinha apresentado no ano passado o Mantis Q, drone na faixa dos 500 dolares e com imagem estabilizada eletronicamente, aparentemente no intuito aparente de competir com o Spark, mas não fica claro se o Mantis G veio para aumentar a familia ou para substituir o modeo mais velho, visto que possuem design e tamanho muito parecidos.

Mantis Q vs Mantis G

Já em termos de funcionalidade, a diferença mais notável é a presença do gimbal de 3 eixos, mas existem outras melhorias. A velocidade máxima subiu de 21 para 36Kmh em modo normal, embora tenha mantido os bons 72Kmh em modo sport. O alcance máximo também foi atualizado e passou de 1,5Km no Mantis Q para 2Km no Mantis G.

Sobre a câmera, ambos os modelos utilizam a mesma câmera CMOS com sensor de 1/3 de polegada capazes de filmar em 4K e tirar fotos em 13Mp, que compartilham praticamente todas as especificações como a possibilidade de salvar os arquivos em JPG ou JPG + DNG, o campo de visão de 117 graus, a distância focal de 21,5mm, a extensão de ISO de 100 a 3200, os presets de balanço de branco e modos de fotografia. De diferente mesmo só 2 novos modos de filmagem. 2.7K a 30fps e 1080p a 30fps ausentes no Mantis Q, sendo que nenhum dos dois modelos possui modos de filmagem a 24fps.

Por utilizar um sensor um pouco menor que o concorrente da DJI, não espere fotos noturnas com uma grande definição. Se esse for seu objetivo terá que optar pelo modelo Typhoon H, ou por um Mavic 2 Pro, que possuem sensores bem maiores com 1 polegada.

Falando um pouco sobre a autonomia, o tempo de vôo anunciado também é o mesmo, na casa dos 33 minutos, embora o Mantis G pese 505g contra as 480g do Mantis Q. Isso aliás é um ponto curioso pois ambos utilizam bateria 3S de 2800mah e também as mesmas hélices, então vai entender…

Ainda com relação ao peso, só para fins de comparação, o Mavic Air pesa 430g.

Mas apesar de todas essas características parecidas o Mantis G também se diferencia por meio de duas outras características novas que são o controle de voz aprimorado que funciona em 3 idiomas sendo eles o Inglês o alemão e o francês, novos modos de voo avançados, waypoints, sistema de controle redundante de 2.4GHz e 5.8GHz, além dos modos de foto inteligentes.

Yuneec Mantis G

Com relação ao preço, o Mantis G está sendo vendido por 699 dólares enquanto o Mantis Q é oferecido a 499 dólares, sendo que também está disponível a versão X Pack, umas espécie de Fly More Combo, por 599 dólares e uma versão refurbished, ou seja, que deu algum problema, foi devolvida e devidamente consertada pela empresa, mas que dispõe de todas as garantidas de uma nova, por 399 dólares.

Particularmente acho o valor de 699 dolares muito próximo dos 799 pedidos pelo Mavic Air, visto que se trata de escolher entre um produto bem conhecido, bem confiável e com fácil manutenção e um produto recém lançado, com alcance menor, sensor de imagem menor e que no máximo deve voar tão bem quanto ele.

Mas para sorte da Yuneek, os EUA anunciaram recentemente um aumento de impostos que obrigou a DJI a aumentar o preço dos seus drones naquele mercado, onde o preço do Mavic Air saltou para 919 dolares, de modo que ao menos para aquele mercado o Mantis G poderá ser visto como um competidor interessante.

Importante citar que de todas as versões tanto do Mantis Q quanto do G, apenas a versão refurbished do Mantis Q estava disponível para venda. As demais estavam fora de estoque.

Share This Post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Lost Password

Register

Receba mais conteúdos como este
em seu e-mail

Se inscreva em nossa lista e receba notícias, reviews e novidades do mundo dos drones, aeromodelos e outros veículos radio-controlados.

Obrigado por inscrever-se.

Ops! Alguma coisa deu errado :(