Share This Post

Destaques / Drone Racing / FPV / Reviews / Vídeos

AuroraRC QAV 105 + RunCam Split Mini

AuroraRC QAV105

Normalmente recebo diversos pacotes da Banggood para review, e dentre tantos produtos sempre tem aquele que chama a atenção, que depois, à noite, quando sentamos para assistir umas séries na Netflix levamos junto pro sofá para ficar admirando. E este é o caso do AuroraRC QAV105.

AuroraRC QAV105

O AuroraRC QAV105

O AuroraRC QAV105, como o nome diz, é um micro drone de 105mm, projetado para corridas e freestyle. Mas o que levaria alguém a pagar por um racer de 105mm o mesmo valor que pagaria por um 190 ou 210mm? A resposta talvez resida na vontade de ter uma miniatura funcional de seus drones maiores, na busca por um produto ainda mais portátil que os racers “normais” ou até mesmo em alguma estratégia para não ter que se preocupar com as normas da ANAC e DECEA, já que por pesar menos de 250g, ele é considerado um brinquedo e logo, desfruta de uma liberdade bem maior.

Sobre o AuroraRC QAV105

AuroraRC QAV105 possui um frame de carbono de 2mm nos braços e plate inferior, e 1mm no plate superior, o que é bem coerente em termos de escala e resistência. Nos meus testes, ele resistiu bem a algumas pancadas, tendo quebrado apenas 1 hélice, que foi trocada sem complicações (ele vem com 1 jogo de hélices extra).

Ele utiliza motores AuroraRC AR1105 de 7000Kv com hélices quadripás 2435, capazes de gerar diversão tanto em 2S quanto em 3S. Nos meus testes, utilizei uma bateria 2S de 800mAH e o desempenho foi razoável, sem grandes punchs, mas também sem deixar faltar potência para algumas manobras básicas. Creio que em 3S deve ficar um espetáculo.

AuroraRC QAV105

AuroraRC QAV105

O coração do AuroraRC QAV105 é uma controladora Omnibus F3, com OSD, e os parâmetros de configuração de fábrica são bons o suficiente para qualquer um fazer seus vôos sem se preocupar com PID’s e filtros. Claro que usuários mais experientes vão gostar de ajustar tudo para o seu tipo de vôo, o que pode ser feito conectando-se a placa ao PC via cabo USB e utilizando o Betaflight Configurator, exatamente como em qualquer outro racer.

Ele também vem equipado com um ESC 4 em 1 de 10A, suficientes para o consumo dos motores que deve ficar na casa dos 6 ampères. Já o transmissor de vídeo é de 25mW, o que segundo o site do produto é suficiente para voar por uma distância de até 250m com uma antena de 3dbi. Sabemos que o desempenho de qualquer sistema de rádio frequência depende em muito de diversos fatores externos, mas em condições boas e sem interferências creio que seja possível sim atingir esta distância.

RunCam Split Mini

AuroraRC QAV105 vem de fábrica com uma excelente RunCam Micro Swift, que é uma câmera CCD com sensor de 1/3″ da Sony, resolução de 600TVL e lentes de 2.1mm, e não há qualquer necessidade de trocá-la a menos que você queira agregar a possibilidade de gravar os vôos em um cartão SD onboard em qualidade Full HD.  Aí a substituição dela por uma RunCam Split Mini se torna uma opção quase irresistível, praticamente plug & play, contanto que você consiga acondicionar as duas plaquinhas extras da câmera dentro do frame. Você pode ver como eu resolvi isso no vídeo do início da página.

RunCam Split Mini

RunCam Split Mini

Ela pesa 15g, grava em 1080p a 60 ou 30fps e em 720 a 60fps, tira fotos em 2MP e suporta cartões SD de até 64Gb, sendo recomendados cartões Classe 10, pois para obter uma boa qualidade de imagem ela grava os vídeos a 30Mbps, um valor realmente muito bom para uma câmera Full HD.

Hawkeye Firefly HD

Outra opção, se você quiser gravar seus vôos em HD mas não quiser fazer um mod tão drástico (ou gastar tanto), é comprar uma Hawkeye Firefly HD, que pesa apenas 14g e filma em 1080p ou 720p, ambos a 30 quadros, embora com qualidade inferior à da Runcam Split Mini, provavelmente por utilizar uma taxa de bits inferior.

Hawkeye Firefly HD

Hawkeye Firefly HD

Ela tem um ângulo de visão de 160 graus, bem semelhante ao da Split Mini, também tira fotos a 2MP, suporta cartões SD de até 32Gb e vem com uma bateria de 200mAh, suficiente para operar por até 1h.

Independente da opção escolhida, ter um racer deste tamanho capaz de realizar filmagens em HD é algo que ha muito pouco tempo atrás era inimaginável, mas que hoje já é uma realidade e relativamente acessível. Se gostou da ideia, os links para os produtos estão abaixo.

Share This Post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Lost Password

Register

Receba mais conteúdos como este
em seu e-mail

Se inscreva em nossa lista e receba notícias, reviews e novidades do mundo dos drones, aeromodelos e outros veículos radio-controlados.

Obrigado por inscrever-se.

Ops! Alguma coisa deu errado :(