Share This Post

Destaques / DJI / Notícias / Rumores

Phantom 4 RTK, novo DRONE da DJI com GPS de PRECISÃO

Phantom 4 RTK, novo DRONE da DJI com GPS de PRECISÃO

De tempos em tempos o mercado de drones começa a borbulhar, já existem diversos rumores e boatos sobre os novos Phantom 5 e Mavic 2, aliás tudo furado pelo visto, pelo que vocês podem ver neste post aqui. Na última sexta feira a DJI recebeu aprovação da FCC (FCC ID SS3-WM334R1801) para o que parecia ser um novo controle de Phantom 4, e hoje a fabricante chinesa recebeu outra, para o Phantom 4 RTK.

RTK é uma sigla que significa Real Time Kinematic e é esta tecnologia que garante ao novo drone uma precisão de posicionamento absurda.

O Phantom 4 RTK

Recentemente a DJI recebeu aprovação FCC para o Phantom 4 RTK, que foi mostrado rapidamente ha alguns meses atrás em um evento na china e que imaginávamos que seria lançado na CES 2018 em Las Vegas, o que não aconteceu, mas como a DJI solicitou à FCC um período de sigilo de 45 dias, isso pode significar que o drone chegue ao mercado muito em breve.

DJI Phantom 4 RTK

DJI Phantom 4 RTK

Posicionamento Preciso

Drones com sistema de GPS convencional geralmente, como é o caso das linhas Phantom, Inspire, Mavic e Spark apresentam uma precisão de posicionamento na casa dos 5 metros, enquanto drones equipados com o sistema RTK podem ter uma precisão dentro da casa dos 5 centímetros, se pós processado em PPK.

Mas péra aí. RTK, PPK, o que são essas letrinhas?

Sistema RTK

O Sistema RTK (Real Time Kinematic) faz correções nos dados coletados pelo GPS da aeronave em tempo real com precisão de centímetros. Isso porque ele usa uma base de solo especial, que contém um GPS Geodésico de precisão. Esta base registra o ponto onde ela está posicionada, servindo como uma referência geográfica estática para o VANT que está em movimento. Durante o voo, o sensor RTK (que vai na aeronave) troca informações com satélites e com a base para corrigir o posicionamento geográfico do VANT, levando em conta o ponto fixo que a base coletou.

Sistema PPK

O PPK (Post Processed Kinematic) é um sistema bastante similar ao RTK, porém não depende do link de telemetria, garantindo que todos os dados geográficos fiquem armazenados no computador de bordo da aeronave. Deste modo, eles podem ser processados depois do voo, Ou seja, podemos dizer que este é um sistema redundante (backup), que garante a precisão dos dados mesmo que a aeronave perca sinal com a base durante um voo de longa distância, por exemplo.

Público Alvo

Um drone com sistema RTK incorporado certamente não é algo destinado ao grande público, pois possui um alto custo que certamente precisa se justificar, e para aplicações mais mundanas como publicidade, inspeções técnicas ou até mesmo os vôos recreativos, este sistema é totalmente dispensável.

DJI Phantom 4 RTK

DJI Phantom 4 RTK

Mas quando estamos falando em aerolevantamento e todas as suas ramificações, aí o Phantom 4 RTK encontra seu habitat natural. Drones com sistema RTK incorporado não são exatamente uma novidade e já estão no mercado ha algum tempo, mas incorporar esta tecnologia em um drone popular e de confiabilidade amplamente testada e aprovada como o Phantom 4, sim.

O Phantom 4 já se prestava a algumas atividades de aerolevantamento baseadas no sistema de GPS convencional, mas precisavam de uma estrutura de apoio chamada GCP (Ground Control Point) ou pontos de referência no solo baseados em RTK para que a ortofoto pudesse ser pós-processada e corrigida, obtendo assim uma precisão muito maior.

DJI Phantom 4 RTK

DJI Phantom 4 RTK

O problema é que esta técnica demanda uma equipe de solo e acesso físico à região que está sendo mapeada, o que nem sempre é possível e consome tempo. E são estes os problemas que o Phantom 4 RTK vem resolver, ou seja, ele torna possível trabalhos que eram impossíveis por falta de acesso ao local e reduz o tempo necessário para a conclusão de um projeto por dispensar os GCP’s.

DJI PC GS PRO

A praticidade na operação do novo Phantom 4 RTK é complementada com o uso do software PC GS Pro – PC GroundStation Pro – que é compatível tanto com o Phantom 4 RTK quanto com a linha Phantom 4 PRO e ADV.

Fontes
https://horusaeronaves.com/precisao-de-dados-entenda-a-diferenca-entre-os-sistemas-gps-rtk-e-ppk/
https://www.quadricottero.com/2018/04/dji-phantom-4-rtk-in-arrivo-un-nuovo.html
https://www.dji.com/ground-station-pro

Share This Post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Lost Password

Register

Receba mais conteúdos como este
em seu e-mail

Se inscreva em nossa lista e receba notícias, reviews e novidades do mundo dos drones, aeromodelos e outros veículos radio-controlados.

Obrigado por inscrever-se.

Ops! Alguma coisa deu errado :(