Share This Post

Destaques / FPV / Reviews / Vídeos

Teste RunCam Split 3 Nano + ZOHD Dart 250

Vamos falar sobre a Runcam Split 3 Nano.
Eu recebi a minha da Banggood, para instalar na ZOHD Dart 250, que é uma asinha FPV da ZOHD que se encaixa na categoria sub 250.

Eu tenho voado com esta asa regularmente e inclusive já fiz um vídeo mostrando ela em ação. Trata-se de uma asa muito leve, feita para se situar abaixo do limite das 250g e com isso usufruir de uma flexibilização das normas e poder voar sem necessidade de registro ou solicitação de vôos.

E tendo em mente as limitações óbvias que a redução de peso impôs ela ainda se mostrou bastante competente, mas apesar de até conseguirmos suportar coisas como acabamento mais simples e ausência de recursos avançados como sensor de velocidade do ar, o mesmo não se aplica a um recurso específico muito importante pra quem gosta de compartilhar seus vôos nas redes sociais: a filmagem HD.

Tamanho e peso reduzidos

E é disso que se trata esse artigo, já que agora essa falha grave foi resolvida, graças à RunCam Split 3 nano, que pesa apenas 10,5g e consome cerca de 650ma, o que faz dela uma das melhores opções para setups leves como este.

É claro que existe uma infinidade de câmeras HD melhores, basta citar GoPro e Osmo Action que são indubitavelmente melhores, e faço questão de citar esses dois exemplos extremos – e caros – para deixar claro que o ponto aqui não é esse, e sim a praticidade que uma câmera do tipo split (que transmite vídeo ao vivo em baixa resolução pro FPV ao mesmo tempo que grava em full hd no cartão SD) em uma versão ainda mais reduzida, pode oferecer.

Full HD

Então vamos falar direto sobre a gravação, que é o grande diferencial desse tipo de câmera.

Abaixo eu coloquei o vídeo que fiz para o canal Dronemodelismo, onde demonstro um vôo de cerca de 45 minutos com esta câmera a bordo, de modo que vocês podem assistir e avaliar por sí próprios a qualidade dela. Ele foi gravado em full hd, ou seja, 1920×1080, a 60 quadros por segundo e a uma taxa de bits de 30Mbps que garantem além da resolução, uma boa definição de imagem também.

E além desta configuração ela também é capaz de fazer 1080 @ 60fps / 1080 @ 50fps / 1080 @ 30fps / 720 @ 60fps. Nada de câmera lenta ou estabilização de imagem.

Vídeo em tempo real

Já do lado da transmissão de vídeo ao vivo, a resolução de saída ou AV OUT pode ser configrada para 720×480 ou 720×576 ou seja, se adapta bem tanto a telas 4:3 quanto 16:9 (widescreen).

Quanto à latência da transmissão fpv, que é o tempo que leva pra câmera capturar uma imagem e enviar pro vtx (transmissor de vídeo), ela é de 40ms, que diga-se de passagem, é uma das menores latências entre as câmeras HD e também bem semelhante à das câmeras convencionais.

Pra fins de comparação, a Foxeer Arrow V2, que é uma câmera convencional, tem latência de 38ms, e a da RunCam Split 2mini, que é um modelo anterior a este, é de 51m

Versatilidade

Outra coisa legal é que essa câmera pode ser alimentada por qualquer fonte de tensão que forneça entre 5 e 20 volts. Neste caso eu liguei ela na fonte de 5V original da ZHOD Dart 250 e funcionou perfeitamente, sem aquelas travadas que outros modelos de split costumavam dar quando alimentadas por tensões mais baixas.

Ela também tem uma UART pra ser conectada direto na cotroladora de vôo e configurada através do BetaFlight, mas eu não estou usando pois a controladora original da Dart 250 é proprietária e se por um lado deixa tudo mais fácil por outro oferece menos opções de customização.

De uma maneira geral to muito feliz com essa camerazinha. Talvez a qualidade da imagem enviada pro óculos não seja a melhor entre as câmeras que já testei mas é bem aceitável e a qualidade da gravação é excelente.

Pra melhorar, só se houvesse alguma alternativa de OSD pelo menos para informações básicas como altitude, distância, velocidade e bateria, mas isso já seria uma melhoria para a asa e não para câmera. E dá pra voar feliz por aí pesando menos de 250g muito bem sem isso.

Especificações

  • Field of View(FOV): Recording FOV 165°(FPV FOV: 165 ° @16:9, 130 ° @4:3)
  • Video Resolution: [email protected]/[email protected]/[email protected]/[email protected]
  • Video File Format: MOV
  • Image Resolution: 2 MP
  • TV Mode: NTSC (720*480)/PAL (720*576) Switchable
  • Interface: JST 1.25mm / UART
  • Max Micro SD Card Supported: 64G(need Class 6 or above, recommend Class 10/UHS-I/UHS-II/UHS-III)
  • Hole Distance of Installation: 20x20mm
  • PCB Size: 29x29mm
  • Lens Module Size: 14x14mm
  • Lens Specs: M8
  • Power Input: DC 5-20V  *(Non-direct power supply from battery. Powered directly with battery will generate surges and burn the camera.)
  • Working Current: 650mA @5V / 270mA @12V
  • Weight: 10.5g

Share This Post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Lost Password

Register

Receba mais conteúdos como este
em seu e-mail

Se inscreva em nossa lista e receba notícias, reviews e novidades do mundo dos drones, aeromodelos e outros veículos radio-controlados.

Obrigado por inscrever-se.

Ops! Alguma coisa deu errado :(