Share This Post

Destaques / Lançamentos / Notícias / Vídeos

Xiaomi apresenta novo FIMI X8 SE 2020

A FIMI, que como vocês sabem é a subsidiária da Xiaomi responsável pelos drones da companhia, anunciou a primeira atualização do modelo Fimi X8SE desde o lançamento em 2018.

O FIMI X8 SE 2020 está disponível em pré-venda na Bangood com U$100 dolares de desconto. E quem comprar pelo link abaixo utilizando o cupom BGFIMIX8SE20 ainda ganha um desconto extra e leva ele pra casa por apenas U$373 já com frete e seguro.

https://outro.site/fimi-x8-se/

Pouco tempo atrás eu publiquei um vídeo com a lista das maiores fabricantes de drone, com base nos dados de registros de drones da FAA de 2019, e pra meu espanto e espanto de muita gente a lista tinha desde drones de aerolevantamento até drones de brinquedo de uma marca, como é que era? Glory Hole? Holly Shit? Holy Stone era o nome da marca. Mas não citava nenhum drone da Xiaomi.

Talvez seja porque donos de drone da Xiaomi não gostam de registrar, ou então o protecionismo norte americano tenha deixado de lado os modelos da marca, como falaram alguns inscritos do canal, mas o fato é que essa lista com certeza não reflete os números de vendas de drones no Brasil, já que por aqui os droneiros gostam bastante os drones da Xiaomi e um dos preferidos é justamente o Fimi X8SE, que foi lançado em 2018 por 499 dólares e já possuía características muito boas.

Mas apesar das boas especificações do Fimi X8SE 2018, ainda assim são especificações de 2018. E por sorte a Xiaomi concluiu que era hora de dar um upgrade no setup dele e agora o que era bom ficou ainda melhor. Mas o que mudou?

Mudanças do Fimi X8 SE 2020

Vamos analisar começando pelo design, e aí dá pra notar que realmente nada mudou, tanto que no site eles sequer trocaram a foto dele. Só adicionaram o 2020 e mudaram o slogan, que antes era “Totally evolved” que significa “totalmente evoluído” e agora mudou pra “Less, yet more”, ou seja, algo como “menos é mais” ou “menos, porém mais”.

Isso nos dá uma pista da primeira mudança, que se não foi o tamanho então deve ter sido o peso. E de fato foi. O droe perdeu 25g, passando de 790g para 765g.

Pouco? Pode parecer, mas ainda assim suficiente pra possibilitar a segunda mudança que é o tempo de vôo um pouco maior. 35 minutos, contra 33 a versão anterior.

Quanto à bateria, permanece com as mesmas especificações do modelo original, 4500mah e 11,4V, mas com peso 5 gramas menor. 270g contra 275 do modelo anterior.

Outra mudança está no sistema de posicionamento, que antes era compatível com os sistemas GPS e GLONASS e agora também consegue se comunicar com o sistema BEIDOU que é o sistema de posicionamento via satélite chinês.

Outro upgrade bastante importante diz respeito ao sistema de rádio. Tanto o formato quanto o peso permaneceram inalterados mas o alcance máximo aumentou dos 5Km pra incríveis 8Km. Pra se ter uma ideia esse é o mesmo alcance oferecido pelo todo poderoso Mavic 2 da DJI, e se os números não estiverem superestimados de fato vai ser um upgrade e tanto. Segundo o site isso foi obtido graças a um aumento de 5dbi na potência do sinal, mas não ficou claro se foi uma simples troca de antena ou se houve alguma outra mudança.

Grandes mudanças na câmera

Já a câmera também recebeu algumas mudanças, a começar pelo campo de visão que passou de 78,8 para 80 graus, o que deve impactar bem pouco nas imagens capturadas mas ainda assim representa uma mudança.

Outra diferença importante está no próprio tamanho do sensor da câmera, que originalmente seguia o padrão de 1/2.3″ da maioria dos drones deste segmento e agora passou a usar um de 1/2.6″ que é um pouco menor e teoricamente deve resultar em menos captação de luz e consequentemente imagens mais granuladas com pouca luz.

Apesar disso o site diz que ele utiliza um algoritmo melhor em conjunto com um novo chipset capazes de reduzir o ruído das fotos noturnas, então é uma coisa pra se testar mesmo.

Além disso a abertura da lente também mudou passando de f/2.2 para f/2, o que resultou em uma menor profundidade de campo que era de 4,73mm e passou para 3,54mm.

Em termos de câmera essas foram as mudanças mais marcantes, mas o site também apresenta diferenças mais sutis que podem até já ter sido implementadas no X8 original via atualização de firmware. Quem tiver esse drone pode confirmar pra gente aí nos comentários.

A primeira delas está na lista de resoluções de vídeo que antes oferecia 4K, 1440p, 1080p e 720p e na versão 2020 substiuiu o 1440p pelo 2,7K. A lista completa de modos de filmagem está abaixo.

E pelo que o pessoal tá falando lá no thread do X8 lá no RC Groups esqueçam 4K a 60fps. Nem em futuras atualizações. Isso porque em se tratando de uma atualização, o esperado seria a troca do processador de imagem Ambarella A12S do X8 atual pelo Ambarella H22, mas ao invés disso a FIMI optou por um processador Hisilicon para manter o preço baixo e ele não oferece esta opção.

E pra finalizar, além do suporte a gravação de vídeos em H.265 que consegue imagens com a mesma qualidadade mas ocupando 40% menos espaço, temos também o suporte a cartões SD de maior capacidade que antes permitia o uso de cartões de até 64Gb e agora permite cartões de até 256Gb.

Quanto ao gimbal, aparentemente continua o mesmo mas a título de curiosidade vale citar uma pequena diferença na precisão do controle de ângulo do gimbal, que na versão antiga era de 0,004 graus e na versão nova passou para 0,005 graus. Sinceramente não sei se isso na prática tem algum efeito prático.

Já as hélices permanecem as mesmas, assim como o carregador e os limites de vôo. E isso encerra a análise das especificações, mas o site ainda apresenta mais algumas diferenças que eu vou mostrar pra vocês agora.

A primeira delas fala em design à prova de chuva. E aí de duas uma. Ou o modelo original também era e só não constava no site ou então apesar de não parecer realmente ocorreram mudanças no design do drone.

Outra diz que a velocidade de ascensão passou de 4m/s pra 8m/s, muito embora nas especificações diga que é 5m/s, e talvez existam outras mas isso foi o que eu consegui pescar. Se vocês encontrarem mais alguma deixem aí nos comentários.

Share This Post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Lost Password

Register

Receba mais conteúdos como este
em seu e-mail

Se inscreva em nossa lista e receba notícias, reviews e novidades do mundo dos drones, aeromodelos e outros veículos radio-controlados.

Obrigado por inscrever-se.

Ops! Alguma coisa deu errado :(