Share This Post

Destaques / Notícias / Reviews / Vídeos

WINGSLAND M5: Uma BAZUCA para MATAR FORMIGA

WINGSLAND M5: Uma BAZUCA para MATAR FORMIGA

Existem tantos modelos de drones, tão diferentes uns dos outros, que até fica meio difícil segmentá-los em categorias bem definidas. Existem drones profissionais do tamanho de um brinquedo, drones recreativos com qualidade de imagem profissional, e drones que mesclam atributos excepcionais em um aspecto e não tão bons em outros. E talvez este seja o caso do Wingsland M5.

Se quiser saber mais ou comprar o Wingsland M5, ele está disponível para venda na Banggood através deste link aqui.

Wingsland M5

O Wingsland M5 é um dronezinho esportivo com características de vôo soberbas mas com uma câmera apenas…ok. Ele vem com todo o pacote de um power drone como GPS, sensor de posicionamento ótico (optical flow sensor) e sensor ultrasônico duplo. Tem modos de vôo avançados como circle position, course lock e home lock, além de sistemas de pouso e decolagem automáticos, telemetria completa, alarme de bateria fraca e sistema de retorno automático.

Um drone fácil de usar

Em termos de facilidade de operação, não há muito o que diferencie ele de drones como o DJI Spark. Ele vem com um rádio de excelente qualidade que opera me conjunto com o seu celular e um aplicativo específico. Através deste aplicativo é possível controlar todos os aspectos do vôo e acompanhar seu status em tempo real, incluindo aí a carga da bateria, altitude, distância, entre outras informações.

O vôo deste drone é certamente um de seus pontos fortes, sendo extremamente estável e muito manobrável. Você pode configurar o estilo de vôo, mas no modo mais agressivo ele consegue ser até mesmo esportivo, mesmo em modo GPS, o que certamente é um plus muito bem vindo.

Qualidade construtiva

O que mais chama a atenção quando vemos o Wingsland M5 pela primeira vez é a qualidade construtiva e dos materiais utilizados. Nada de rebarbas ou partes mal encaixadas. Tudo é muito bem feito e robusto. O rádio, por exemplo, segue o mesmo conceito dos radios do DJI Spark e DJI Mavic, bastante compacto e com suportes para o celular. A diferença é que o sistema da Wingsland é mais minimalista, sem perder em usabilidade. Um toque sutil é o fato de não haver botão liga/desliga. O rádio liga automaticamente ao se abrir os suportes do celular.

Rádio do Wingsland M5

Já o drone, tem um design bastante pitoresco, com seu frame vertical em um formato engraçado que lembra uma serra tico-tico. Olhando de longe este formato parece fruto de puro excentrismo, mas uma olhada mais de perto revela que tal formato foi o que permitiu a inclusão de um inteligente sistema de amortecimento que isola as vibrações provenientes dos motores do restante da aeronave. Isso se traduz em imagens sem aquele terrível efeito de ondinhas (jello) além de garantir um vôo mais estável e suave, já que a controladora de vôo – o cérebro do drone – também não precisa lidar com tais vibrações.

Wingsland M5 – Detalhes

Além do formato inusitado, o sistema de encaixe das hélices também merece destaque. Ao invés de adotar o tradicional sistema de porca e parafuso, ou o de apertar e girar – utilizado pela DJI – o Wingsland M5 trás um sistema de trava por botão absurdamente simples e eficiente. Para colocar a hélice basta posicionar ela sobre o motor e apertar para baixo. Ela está fixa, sem folgas. Para retirá-la é só apertar um botão na parte de cima do eixo do motor e ela salta pra fora. Genial!

Sistema de encaixe fácil das hélices

O calcanhar de aquiles

O Wingsland M5 trás uma câmera HD de 720p que apesar de gravar vídeos e imagens em qualidade aceitável, é fixa e em uma posição um pouco incômoda de cerca de 10 graus para baixo, de modo que quando em movimento o drone passa boa parte do tempo filmando o chão (!).

Wingsland M5 Camera

Isso se deve, provavelmente, ao conceito inicial do projeto que o posicionaria entre um selfie drone e um drone premium. Para um selfie drone uma câmera nesta posição faz todo o sentido, pois com o drone parado ele vai naturalmente focar algo no solo como por exemplo você e seus amigos. E não há nada de errado com isso, pelo menos não até o momento em que o drone em volta da câmera acaba ficando tão bom, mas tão bom, que ela acaba parecendo fraca. Mas a verdade é que com um pouco de treino e algumas técnicas inteligentes – para filmar o horizonte, por exemplo, é só dar uma leve “rezinha” – é possível sim fazer boas imagens para uso pessoal.

Prós e Contras do Wingsland M5

Prós

  • Desempenho em vôo
  • Autonomia
  • Vídeo HD em tempo real com excelente alcance
  • Sensores de posição avançados como GPS, posicionamento visual e sonar
  • Modos de vôo avançados
  • Retorno automático (RTH) acionado manualmente ou por perda de sinal
  • Trens de pouso de bom tamanho

Contras

  • Ângulo da câmera
  • Manuais que acompanham o produto apenas em chinês.
  • Formato volumoso

Se quiser saber mais ou comprar o Wingsland M5, ele está disponível para venda na Banggood através deste link aqui.

Conclusão

O Wingsland M5 divide meu coração. Por um lado um dos melhores drones “não DJI” que eu já pilotei com características de vôo à altura da famosa marca chinesa. Por outro, detalhes bobos como a posição da câmera que, digamos, não valoriza muito o horizonte. No geral, é claro que uma câmera melhor posicionada seria bem vinda, mas em se tratando deste equipamento e de suas tantas virtudes eu diria que é uma excelente opção para quem busca um drone premium com excelente tecnologia embarcada e por um valor que é quase metade do de um DJI Spark.

Share This Post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Lost Password

Register

Receba mais conteúdos como este
em seu e-mail

Se inscreva em nossa lista e receba notícias, reviews e novidades do mundo dos drones, aeromodelos e outros veículos radio-controlados.

Obrigado por inscrever-se.

Ops! Alguma coisa deu errado :(