Share This Post

Equipamentos / Notícias / Reviews

REVIEW: Rádio FrSky Horus X10S

REVIEW: Rádio FrSky Horus X10S

Neste artigo iremos dar uma olhada no Horus X10S, o novo rádio top de linha da FrSky. O X10 e o X12 são provavelmente os transmissores de mais alta qualidade que a FrSky já fez. Gostei muito do X10S mas existem motivos pelos quais você pode não precisar fazer o upgrade e continuar usando o seu Taranis.

Este artigo foi traduzido do original publicado no site oscarliang.com e republicado com autorização do autor. O texto original pode ser lido em https://oscarliang.com/frsky-horus-x10s/

O FrSky Horus X10S para este review foi fornecido pela HorusRC, o review foi escrito por Arthur Banach, editado por Oscar e traduzido por João Pedro Aldrighi Ritter.

Se você gostou do Horus X10S  ele está disponível para venda  na Banggood e na Gearbest.

 

FrSky Horus

Especificações

  • Gimbals MC12P com rolamentos e sensor hall – O melhor gimbal da FrSky
  • 2 antenas internas (Uma removível com conector RP-SMA e outra embutida dentro do rádio)
  • Tela LCD colorida com resolução de 480×272 pixels
  • Suporte a modulos externos TX
  • 8 chaves, 3 potenciômetros e 2 sliders
  • Bateria de lítio 2S de 2600mAh
  • Systema de trainer sem fio utilizando Bluetooth (compatível com Taranis QX7S)
  • Sistempa operacional FrOS pré-instalado, também é compatível com OpenTX

Acessórios incluídos na embalagem:

  • Case para transporte
  • 2 protetores de gimbal
  • Carregador
  • Correia da FrSky
  • Manual
  • Adesivos da FrSky

Diferenças entre o X10 e o X10S

O X10S é 60 dólares mais caro que o X10, mas a principal diferença são os gimbals.

  • O Horus X10 tem gimbals M10 com sensor hall e sticks ajustaveis.
  • O Horus X10S vem com o melhor gimbal da FrSky atualmente, o MC12P – A FrSky afirma que ele tem maior precisão e melhor controle.

Ergonomia e qualidade construtiva

Existem 3 tipos de acabamento diferentes que você pode escolher:

  • Fibra de carbono
  • Prata
  • Âmbar

O X10S tem 21cm de largura, 21 cm de altura (com a antena drobrada) e 6cm de largura, ele pesa em torno de 1050g com a bateria.

A distância entre sticks é de 123mm, 15mm mais largo que o Taranis QX 7 e 20mm mais largo que o Taranis X9D.

Aqui esta o X10S visto de lado.

Aqui está a parte de trás do radio.

O X10S é emborrachado nos lados e na parte de trás, similar ao QX7. O X10S é muito confortável de segurar, porem a pegada não é tao boa quanto a do QX7 devido o formato mais liso da borracha. No geral, o design angular é similar ao QX7, então se você gosta do formato do seu QX7 vai gostar do formato do X10 também.

A antena externa é removível e usa um conector RP-SMA. Poder usar uma antena diferente é bem útil, mas, o conector é muito baixo, por isso antenas com bases grandes poderão ser mais difíceis de conectar.

Ele tambem tem uma alça muito maior que a do Q7X e do X9D

O Horus X10S possui 8 chaves, 3 potenciômetros e 2 sliders, 1 potenciômetro a mais que o Taranis X9D, e isto é mais do que o suficiente para multirotores. Os controles se encontram em posições similares aos controles do Q7X e do X9D.

Existem 3 potenciômetros na parte central superior do rádio.

Existem 4 chaves e um slider giratório no canto superior de cada lado do rádio.

Tal como o Taranis, a primeira chave no canto direito é uma chave de três posições.

O encaixe para a correia fica abaixo do botão de força, e não atrapalha o uso do botão. Ele não inclui um balanceador, sem ele, o radio não fica pendurado reto, eu uso um chaveiro de 9mm para balancear a correia e funciona bem para mim.

A tela LCD e os botões do menu estão localizados abaixo dos gimbals. Os botões do lado esquerdo da tela são para acessar funções especificas, enquanto o scroll no lado direito é para navegar pelos menus, o botão no meio funciona como enter.

Ele utiliza o mesmo scroll do QX7, e os botões são muito melhores que os do X9D.

O local para instalação de módulos fica na parte de trás do rádio, ele pode ser utilizado para a instalação de módulos como o TBS Crossfire. Embaixo dele você irá encontrar uma porta USB Mini, uma Smart Port (para instalação de firmware) e um conector para o trainer.

Na parte de baixo do rádio, está o conector do carregador na esquerda, entrada para cartão SD no centro e um conector de fone de ouvidos na direita. Nota-se que a porta para cartão SD não tem nenhuma proteção, e isso me deixa com medo de perder o cartão…

Eu realmente gosto da tela colorida de maior e melhor resolução.

A tela LCD tem dimensões de 96x56mm e uma resolução de 480 x 272 pixels. Os ângulos de visão são melhores quando vistos pelos lados, do que por cima, mas nada que atrapalhe o uso

O display colorido aumenta significativamente a usabilidade do transmissor, as informações ficam muito mais claras do que na tela monocromática pixelada.

Mas espere uma duração da bateria menor devido a tela maior e mais brilhosa 🙂

O alto-falante esta localizado entre os gimbals e a tela, e os botões horizontais de trim. A qualidade do áudio é muito boa.

O feedback tátil funciona muito bem tambem, as vibrações são muito mais fortes do que do Q7X e do X9D.

Os gimbals MC12P no Horus X10S são realmente muito mais suáveis, eles são muito confortáveis nas mãos durante o voo. Os sticks são levemente mais altos do que o M7 Hall no QX7 (29mm vs. 26mm), a diferença é grande o suficiente para ser notada.

Existem várias opções de ponteiras para os sticks disponíveis na Banggood

No geral, o rádio é muito bem construído e sólido.

Duração da Bateria

Eu não a medi propriamente, mas ela dura em torno de 6-7 horas em carga cheia.

Ele funciona com simuladores de FPV?

Sim, eu testei o X10S com o VelociDrone e ele funcionou sem nenhum problema, eu tenho certeza de que ele deve funcionar com outros simuladores também.
Ele possui uma feature muito interessante, quando ele é conectado por USB, uma janela do OpenTX perguntando se você deseja usar o rádio como controle ou se deseja acessar a memória dele.

Conheça algumas opções de simuladores.

X10S vs.QX7

Comparado com o QX7, nota-se que o X10S é levemente maior e 200g mais pesado.

 

Dentro do rádio

Para abrir o rádio basta remover 4 parafusos localizados na parte de trás. Assim que removidos, a parte de trás solta facilmente.

A primeira coisa que eu percebi foram os 3 conectores U.FL para as antenas: 1 para a antena externa e 2 para as internas. Durante os testes eu não notei nenhuma diferença entre as antenas em termos de alcance e qualidade de sinal.

Embaixo você encontra a bateria 2S de lítio de 2600mAh.

Sob a bateria você encontra a antena Bluetooth, próximo ao cartão SD.

Enquanto estamos com o radio aberto eu irei mostrar como ajustar a sensibilidade dos gimbals. Ela pode ser ajustada apertando ou soltando os parafusos indicados abaixo.
O stick de aceleração vem com uma catraca (que dá a sensação de cliques), que pode ser removida se desejado.

FrOS – O firmware de TX da FrSky

FrSky decidiu usar seu próprio firmware no Horus X10 invés do amado Open TX do Taranis.
Deixe me mostrar a aparência do FrOS. Se você não gostar dele, você pode instalar o OpenTX no X10 e eu irei mostrar como em um futuro tutorial.
O FrOS tem um menu muito simples de ser compreendido, configurar o seu primeiro RC e decolar é muito simples. A tela principal tem 3 Menus:

  • SYSTEM
  • MODEL
  • TELEMETRY

Todas as configurações podem ser encontradas nessas três paginas.

O FrOS tem suporte á módulos externos da FrSky como o XJT e o X9M, mas não existe suporte para modulos de terceiros, como o Crossfire por exemplo. Infelizmente ele também não possui suporte para Scripts LUA, fazendo ele menos relevante para pilotos de mini quads.
Porém, eu acho que o FrOS é um sistema bem flexível, ele permite que o usuário customize o sistema do rádio com uso de diversos “widgets” na tela, como informações importantes de vôo, bateria do transmissor, voltagem, informação de telemetria, posição dos sticks ou timers.

OpenTX no Horus X10S

Por sorte, o OpenTX suporta o X10 e o X10S, e você pode instalar se quiser.

O OpenTX no X10 é basicamente o mesmo sistema que o incluído no QX7 e no X9D, apenas ajustados para uma tela maior e colorida. A instalação é completamente reversível, portanto, você pode voltar ao FrOS se você desejar.

Iremos explicar como instalar o OpenTX no seu X10/X10S em um artigo futuro.

Os menus e configurações são essencialmente os mesmos que em outros rádios que utilizam o Open TX.

  • A tela de telemetria possui “widgets” que permitem colocar informações de sensores, sticks, telemetria, entre outros.
  • Os modelos podem ter imagens deles exibidas na tela a partir de arquivos de imagem localizados dentro da pasta “IMAGES” no Cartão SD.
  • Modulos externos, como o Crossfire, e scripts de LUA são suportados também.

Infelizmente não é possivel executar scripts de LUA na tela de telemetria no Horus X10S. Scripts devem ser manualmente selecionados utilizando o navegador de arquivos do sistema. Isto é um pouco irritante, porém existem rumores de que este problema deve ser resolvido em atualizações futuras.

Eu também percebi que após a instalação do OpenTX, o alto-falante começou a fazer um chiado constante, é bem baixinho mas definitivamente existe. Isso não ocorria com o FrOS, então eu assumo que isto seja um problema com o OpenTX.

Suporte ao Crossfire no OpenTX

O Crossfire não é completamente compatível com o X10 e o X10S sem algumas modificações. A taxa de transferência entre o rádio e o Crossfire são abaixo de 400KHz, o que não é ideal, o que pode fazer com que scripts LUA não funcionem e constantes avisos de “sensor lost”.
Porém, ele meio que funciona para mim, nos meus testes a telemetria funcionou perfeitamente e eu pude realizar diversos voos bem sucedidos, porém, a falta de scripts LUA realmente me incomoda.

Coisas Boas Sobre o Horus X10S

  • Um design bom e moderno, com excelente construção, definitivamente um produto premium
  • Os gimbals são muito suaves
  • Antena externa removível – permite usar antenas de ganho maior
  • Antena interna – permite remover a antena externa e não se preocupar em quebrar ela
  • Mais chaves e potenciômetros do que você irá precisar
  • Tela LCD colorida, grande e brilhante
  • Compatibilidade com OpenTX
  • Navegação simples pelos menus com o uso do scroll
  • O rádio é maior do que o X7D e o X9D, mas não é pesado demais para segurar

Coisas Ruins Sobre o Horus X10S

  • Problemas com o TBS Crossfire – muito decepcionante ver rádios novos da FrSky com este problema
  • A ergonomia poderia ser melhor – especialmente o grip emborrachado, poderiam ser maiores como os do QX7 para uma pegada mais forte
  • Muito caro!
  • USB Mini – ele é um conector mais forte, porém poderiam ter usado USB Micro
  • O conector para antenas externas é um pouco pequeno para antenas de ganho maior muito grandes
  • Poderia ter uma proteção para o Cartão SD
  • Cartão SD não incluído

 

Se você gostou do Horus X10S  ele está disponível para venda  na Banggood e na Gearbest.

Conclusão

O Horus X10S é definitivamente o topo de linha da FrSky, a construção justifica o preço alto. Eu amo este rádio, porem não consigo dizer se todas as vantagens superam as desvantagens. Espero que você consiga se decidir após este review.
Claro, você pode gastar uma fração do valor comprando um Taranis X9D ou QX7, eles dão conta do trabalho da mesma forma, mas para mim, o Horus X10S é o melhor transmissor da FrSky que você pode comprar em termos de estética e usabilidade.

Este artigo foi traduzido do original publicado no site oscarliang.com e republicado com autorização do autor. O texto original pode ser lido em https://oscarliang.com/frsky-horus-x10s/

Share This Post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Lost Password

Register

Receba mais conteúdos como este
em seu e-mail

Se inscreva em nossa lista e receba notícias, reviews e novidades do mundo dos drones, aeromodelos e outros veículos radio-controlados.

Obrigado por inscrever-se.

Ops! Alguma coisa deu errado :(