Share This Post

Destaques / Equipamentos / Lançamentos / Notícias / Vídeos

Xiaomi FIMI A3 chega para bater de frente com DJI Spark

Xiaomi FIMI A3 chega para bater de frente com DJI Spark

Este artigo trata do novo drone portátil Xiaomi FIMI A3.

Pra quem gosta de drones e de tecnologia de uma maneira geral as últimas semanas tem sido bem emocionantes, com várias novidades pipocando tanto no terreno dos drones high end quanto no dos chamados entry level.

Clique aqui para comprar o Xiaomi FIMI na Banggood.

Já falamos aqui sobre o todo poderoso Mavic 2, sonho de consumo das elites e dos corajosos, já falamos sobre o Hubsan ZINO, que nem sequer chegou de fato ao mercado e já tá na mira de muita gente. Falamos também do Parrot Anafi que já mostrou a que veio e é hoje uma opção real pra quem quer um drone bom e relativamente barato, e hoje vamos falar do Xiaomi FIMI A3, segundo modelo lançado pela Xiaomi que agora ocupa o espaço de alternativa portátil ao Xiaomi Mi Drone.

E se o Parrot Anafi veio pra ser a pedra no sapato do Mavic Air, quem se apresenta agora pra batalha é o Xiaomi FIMI A3 que vem pra bater de frente em termos de recursos com o DJI Spark, oferecendo um bom set de funcionalidades, algumas delas até melhores que as oferecidas por ele.

E se por um lado eles podem e devem ser comparados em suas funções, o mesmo não pode ser dito sobre o preço já que nesse quesito o novo drone da XIAOMI ganha de lavada. Ele está em pré-venda pelo valor de 269 dolares, contra os 399 dolares cobrados pelo modelo da DJI.

A diferença é grande, 130 dolares, que pode ou não ser justificada, claro, a critério único e exclusivo das prioridades de quem estiver comprando. Vai ter quem prefira pagar essa diferença por conta de alguns recursos extras e da facilidade na hora da manutenção por exemplo, e vai ter quem queria algo mais simples e econômico, então vamos dar uma avaliada nas características do FIMI e tentar comparar com o Spark para que essa análise fique mais fácil.

Alcance do Xiaomi FIMI A3

Bom, a gente sabe que isso depende muito do local do vôo e das condições climáticas. Se o dia está mais quente, se a umidade do ar está maior ou menor, se existem fontes de interferência próximas como antenas, fios de alta tensão ou estruturas metálicas.

Xiaomi FIMI A3

O alcance máximo do Spark divulgado no site da DJI é de 2Km, mas é bem possível que em vôos urbanos o operador já comece a ter problemas de conexão na casa dos 500 metros. Já em zona rural e descampados tem vídeos dele indo mais que o dobro disso com defletores nas antenas. Já o alcance divulgado pelo FIMI A3 é de apenas 1Km, então se isso se confirmar provavelmente também teremos situações onde ele pode não passar de 250 ou 300m e situações onde ele pode ir até além de 1Km. Neste quesito então ponto pro Spark.

Spark 1 x 0 FIMI

Autonomia

Esse pra mim é o defeito fundamental do Spark. Ele é ótimo praticamente em tudo, mas apesar de a DJI informar uma autonomia de 16 minutos eu sempre tive tempos de vôo na casa dos 10 a 12 minutos, dependendo muito do tipo de vôo e também do vento.

E aqui vocês vão pensar. Parece suficiente, 10 minutos com o drone no ar. Mas a questão é que quem compra um drone caro com estabilização de câmera e capaz de gerar imagens fantásticas tá sempre atrás das melhores imagens, então ele vai querer conhecer e explorar o entorno até encontrar alguma coisa digna de uma foto ou filmagem. Então sim, é pouco. Muito pouco. E o FIMI A3 promete até 25 minutos, número que colocaria ele na faixa de outros drones maiores como o Mavic Air ou até mesmo o Mavic Pro. Então mesmo que essa seja uma estimativa otimista, coisa bastante comum aliás nas especificações técnicas de qualquer modelo de drone, é muito pouco provável que ele fique no ar menos tempo que o Spark. Então por hora, ponto pro Xiaomi FIMI A3.

Spark 1 x 1 FIMI

Câmera

Ambos possuem um gimbal de 2 eixos e ambos possuem um sensor CMOS de 1/2.3″ com lente grande angular capaz de gravar vídeos em Full HD a 30fps, mas enquanto o Spark consegue tirar fotos a 12Mp a câmera do FIMI é limitada em 8Mp.

Câmera

Cabe lembrar que isso pode ser bom ou ruim, pois como os sensores são do mesmo tamanho e o Xiaomi FIMI A3 tem menos pixels, eles são maiores e teoricamente capazes de captar mais luz que o concorrente, privilegiando fotos noturnas.

Teoricamente, tem que ver isso na prática.

Além do mais o Xiaomi FIMI A3 grava vídeos a até 60Mbps enquanto o Spark grava a 24Mbps. Sinceramente isso precisa ser testado na prática também pois não sei qual o benefício de um bitrate tão alto em uma filmagem Full HD. Talvez durante movimentos rápidos ou de giro.

Tem que ver.

Apenas como comparação a linha Phantom 3 e 4, com excessão do PRO, gravava 4K a 60Mbps então vai ser interessante ver se há um ganho real ou se é só argumento de venda mesmo. Tendo dito isso, eu me sinto inclinado a dar vitória pro Xiaomi FIMI A3 neste quesito mas como não sabemos também se o gimbal do FIMI vai ser tão competente quanto o do SPARK, vamos deixar eles no empate por enquanto.

Spark 2 x 2 FIMI

Portabilidade

O Xiaomi FIMI A3 é consideravelmente maior que o Spark. Ele mede 323mm diagonais, o que é muito mais próximo dos 354mm do Mavic do que dos 170mm do Spark, o que coloca ele claramente em situação de desvantagem neste aspecto pois ele tem o pior dos dois mundos. Os braços fixos do spark e o tamanho do Mavic. Ainda assim ele é bem menor que o Mi Drone que mede 434mm diagonais, então trata-se de outro aspecto que vai ter maior ou menor peso dependendo das prioridades de quem estiver comprando. Mas como aqui a gente tá analisando friamente, então no quesito portabilidade, vitória pro Spark.

Spark 3 x 2 FIMI

Recursos

O Spark já conhecemos bem e ele dispõe de boa parte dos recursos presentes em outros drones da DJI como modos de vôo avançados, movimentos pré programados, retorno automático, sensor de obstáculos dianteiro e sensores de posicionamento na parte de baixo.

Já o Xiaomi FIMI A3 também tem modos de voo avançados, movimentos pré-programados e retorno automático mas não conta com sensor de obstáculos e nem sensores de posicionamento. Por outro lado ele possui um recurso bem interessante chamado porta DIY que te permite instalar acessórios no drone como servos, luzes ou até mesmo fogos de artifício, como a própria Xiaomi sugere.

Sabe aquele novo recurso apresentado pelo Mavic 2 Enterprise, que te permite montar acessórios nele. É tipo aquilo, só que muito mais barato.

Ambos possuem um gimbal de 2 eixos com o terceiro eixo estabilizado digitalmente, geram imagem full HD em até 30fps, mas o FIMI tem uma velocidade máxima de 65Km/h contra os 50Km/h do Spark. E enquanto o Spark conta com o DVR do DJI Go que salva as imagens em 720p no celular, o FIMI A3 conta com um segundo DVR no controle que salva as imagens em um cartão SD em 720×480, o que também pode ser razoável dependendo também da taxa de bits em que a gravação ocorre.

E por último cabe observar também que o rádio do Xiaomi FIMI A3 vem com uma tela embutida, de modo que não é preciso utilizar o celular para acompanhar o vôo. A resolução dessa tela é de 720×480, que não é de todo ruim mas com certeza é bem menos do que a tela do seu celular, então pra saber como será a experiência sobretudo em um ambiente com muita luz, só testando mesmo.

Então fica o Spark com os sensores dele e o FIMI com a porta DIY e a tela embutida dele. E como cada um tem seus argumentos e quem decide o que importa ou não é o consumidor, novamente empate.

Spark 4 x 3 FIMI

Especificações do Xiaomi FIMI

Dimensões: 285 x 229 x 69mm
Tamanho diagonal: 323mm
Peso: 560g
Velocidade de decolagem máxima: 6m/s (21Km/h)
Velocidade de pouso máxima: 5m/s (18Km/h)
Velocidade de cruzeiro máxima: 18m/s (64Km/h)
Distância de controle remoto máxima: cerca de 1km
Altitude máxima: 500m
Tempo de voo: 25min
Bateria: 2000mAh
Sistemas de GPS: GPS+GLONASS
Resolução de tela: 480 x 272
Tamanho de tela: 4,3 polegadas
Lente: 80º de ângulo de visão
Abertura: f/2.0
Distância focal: 3,54mm (equivalente a 27mm)
Faixa de ISO: 100 – 3200 for video; 100 – 1600 for picture
Sensor: 1/3,2″ CMOS
Bitrate máximo: 60Mbps
Resolução de foto: 8MP (3264 x 2448 pixels)
Resolução de vídeo: 1920 x 1080 (30fps)

Preço

E aqui no final não tem papo, a vitória disparada é do Xiaomi FIMI A3, no máximo o que pode ser avaliada é a relação custo vs benefício, mas novamente é uma análise individual e cabe a cada um decidir se de fato vai usufruir dos sensores pelos quais está pagando ou se o bitrate de vídeo maior do vídeo do FIMI A3 é um fator importante ou não. Mas aqui, novamente, como estamos analisando friamente, o FIMI é mais barato então vitória dele, o que nos leva a um belo empate técnico que no mínimo mostra que o mercado tá se mexendo. Parrot Anafi, Hubsan Zino, Autel Evo, e agora Xiaomi FIMI A3.

Clique aqui para comprar o Xiaomi FIMI na Banggood.

Spark 4 x 4 FIMI

E que venham mais opções.

Share This Post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Lost Password

Register

Receba mais conteúdos como este
em seu e-mail

Se inscreva em nossa lista e receba notícias, reviews e novidades do mundo dos drones, aeromodelos e outros veículos radio-controlados.

Obrigado por inscrever-se.

Ops! Alguma coisa deu errado :(