Share This Post

Destaques / Lançamentos / Notícias / Tecnologia / Vídeos

Hubsan lança Zino 2, drone acessível capaz de gravar 4K a 60fps

Hubsan Zino 2

E pra quem achava que o ano já tinha acabado e que o Autel Evo 2 do qual eu falei recentemente e que será lançado em janeiro na CES seria o último grande anúncio do setor em 2019, parabéns, você se enganou. Hoje a gente vai falar sobre o Hubsan Zino 2.

No início de novembro eu publiquei um vídeo falando sobre um outro modelo de drone que a Hubsan estava lançando, o Hubsan Zino Pro, que era basicamente uma versão “obsidian” do Zino original com algumas mudanças desesperadas como o alcance que passou de 1 pra 4Km e colocou ele de volta no páreo na briga contra modelos mais competentes como o Fimi X8 SE da Xiaomi.

Hubsan Zino e o Zino Pro

Vamos então dar uma relembrada no que o Zino e o Zino Pro ofereciam pra gente poder entender no que foi que o Zino 2 evoluiu.

Hubsan Zino Pro

Eles já filmavam em 4K, tinham alcance que ia de 1 a 4Km, gimbal de 3 eixos, tempo de voo de até uns 23 minutos, pesavam cerca de 700g, usavam bateria 3S de 3000mah, e ofereciam diversos modos de vôo como image tracking, panorama, etc… Isso relativo ao Zino e ao Zino Pro.

Hubsan Zino 2

Já sobre o Zino 2 a primeira coisa que a gente percebe é que visualmente falando só vai notar diferença entre eles quem já conhece bem o modelo. Eu por exemplo, talvez tivesse dificuldade em dizer qual é qual, ao menos olhando assim pelas fotos. Talvez ao vivo se perceba algum ganho em qualidade do material por exemplo, mas por enquanto só dá pra dizer que eles são bem parecidos.

Prefere assistir ao invés de ler? É só clicar no play!

Outro aspecto é que ele ficou mais pesado. Na real, bem mais pesado. Passou de 700 para 929g, ou seja, quase 1Kg, deixando ele apenas mais leve que a linha Phantom. O FIMI X8 SE por exemplo fica na casa dos 790g e o mavic 2 pro que era um dos modelos mais pesados entre os portáteis pesa 907g. E é claro que a gente está numa época em que tudo que se quer é um drone competente e o mais leve possível, mas isso por questões mais relacionadas à segurança mesmo pois no que diz respeito à qualidade do vôo pode ser que essas 229g extras até deixem ele mais estável em dias de vento mais forte, ou seja, pode ser uma coisa boa contanto que não comprometa o tempo de vôo.

Hubsan Zino 2

E de fato, parece que um dos grandes motivos para o aumento do peso foi justamente o aumento no tamanho da bateria, que ganhou 800mah extras e segundo a Hubsan vai garantir, claro, em conjunto com algumas outras melhorias, 10 minutos de vôo a mais que a geração anterior, mantendo o Zino 2 no ar por até 33 minutos o que teoricamente colocaria ele em pé de igualdade com o Fimi X8 SE que tem exatamente a mesma autonomia anunciada.

Qualidade de gravação: 4K 60fps

Mas isso aí é o drone, que parece que ficou bem melhor nessa versão. Mas quem compra um drone desses não quer apenas que ele voe bem e por bastante tempo. Quer também que ele seja capaz de capturar belas imagens, correto? E aí a gente vai entrar num assunto bem legal, porque olha só.

Primeiro uma boa notícia pra quem torcia o nariz pro Zino por causa da taxa de bits de gravação de vídeo que era de 60Mbps. E 60Mbps era bom em 2017 mas aparentemente pouco pra 2019. Pois então a Hubsan resolveu dar jeito nisso e agora ele grava em até 100Mbps, exatamente a mesma taxa máxima utilizada no Mavic Air e no Fimi X8 SE. E isso é fantástico em se tratando de um drone de entrada. Mas ele não para por aí não. Tem mais.

O Zino 2 é o primeiro drone de entrada a gravar em 4K a 60fps! Fimi X8 SE não faz isso. Mavic Air não faz isso. Mavic 2 Pro não faz isso. Sabe que outro drone faz 4K a 60fps? Autel Evo e Skydio 2 que custam mais que o dobro.

Quer outra boa notícia? Finalmente a Hubsan abandonou o sensorzinho de 1/3 de polegada e adotou um sensor sony de 1/2.3, que se tornou meio que um padrão entre os modelos de drone mais profissionais, e permite uma melhor captação de luz que obviamente se traduzem em imagens com melhor definição e menos ruído.

Novo sistema de transmissão: LEAS 2.0

Voltando agora a falar mais um pouquinho sobre o drone, outro avanço foi a atualização do sistema de rádio transmissão da Hubsan. Né. Então relembrando. O Zino original utilizava Wifi mesmo. O Zino Pro passou a utilizar o LEAS 1.0 com alcance de até 4Km e agora o Zino 2 vai utilizar o LEAS 2.0 com alcance de até 6Km. E ele também foi equipado com sensor de posicionamento ótico, o que permite ao drone manter a posição mesmo em ambientes fechados sem conexão com GPS. E pra meter o terror voando ao ar livre, a velocidade máxima também foi aumentada de 60 pra 72Km/h.

Outra mudança muito boa diz respeito ao rádio que a exemplo do que a gente já vê nos rádios da linha Mavic Pro e Mavic 2, agora vem com um display capaz de exibir uma série de informações sobre o vôo como intensidade do sinal, número de satélites, distância e altitude, além de contar com um botão extra de função e com sticks removíveis pra facilitar o transporte.

Evolução constante

E esse, minha gente, é o Zino que todos nós esperávamos ver. A Hubsan é uma marca bem tradicional que sempre fez aqueles droninhos de brinquedo baratinhos mas que sempre faziam o que prometiam e a gente aprendeu a gostar dela. Daí quando surgiu a notícia do lançamento do primeiro Zino muita gente comprou com uma espectativa bastate alta que em parte acabou sendo frustrada por alguns problemas de produção e limitações técnicas meio chatinhas como o alcance reduzido.

Mas agora ao que tudo indica a coisa vai tomar um outro rumo e ao que parece o FIMI X8 SE vai finalmente ter um competidor à altura dele. Isso claro até a FIMI atualizar ele também, e esse é o eterno jogo de xadrez que a gente tanto gosta, quer dizer, ao menos no sentido de ver cada vez mais recursos legais em drones cada vez mais acessíveis, já que tudo tem um lado ruim e neste caso o lado ruim é ver a geração antiga que a gente comprou desvalorizando e ficando obsoleta. Mas quanto a isso não tem muito o que fazer já que é assim que a banda toca.

Share This Post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Lost Password

Register

Receba mais conteúdos como este
em seu e-mail

Se inscreva em nossa lista e receba notícias, reviews e novidades do mundo dos drones, aeromodelos e outros veículos radio-controlados.

Obrigado por inscrever-se.

Ops! Alguma coisa deu errado :(