Share This Post

Destaques / Drone Racing / Equipamentos / FPV / Lançamentos / Notícias / Reviews

REVIEW: TARANIS Q X7

REVIEW: TARANIS Q X7

Este é o review do FrSky Taranis Q X7 que acaba de ser lançado e é o irmão mais novo do Taranis X9D – provavelmente um dos rádios mais populares entre os pilotos de mini quads.

O Taranis Q X7 foi disponibilizado pela FrSky para este review. Este artigo foi escrito por Artur Banach.
Artur também fez o review do Taranis X9, confira.

Comprar

Lista de características

  • Quad Ball bearing gimbals (não é sensor hall)
  • Suporta até 16 canais
  • Suporta Telemetria
  • Feedback por voz
  • Suporta módulos externos
  • Memória suporta até 60 modelos (expansível via SD card)
  • Tela LCD de 128×64 pixels com backlight
  • 6 switches (4 dos quais com três posições) e 2 potenciômetros
  • Tensão de entrada: 6-15V (compatível com LiPo 2S e 3S)
  • Arquivos de configuração compatíveis com Taranis X9D
  • Firmware OpenTX pré instalado

Qualidade e ergonomia

O rádio vem com um neck strap e um manual. Não tem bateria ou carregado na caixa.

Taranis Q X7

Taranis Q X7

O Taranis Q X7 oferece duas opções de cor: branco e preto. Comparando com o Taranis X9D, é cerca de 15mm mais largo, 10mm mais baixo e 10 a 15mm mais fino. Pesa 619g sem a bateria, cerca de 70g mais leve que o X9D.

Taranis Q X7

Taranis Q X7

Tem um formato minimalista e futurista com com cantos cortados e não ovais como no X9D. Em cada aspecto, o QX7 parece um TX totalmente diferente.

Ambos os gimbal vêm centralizados com molas. Isso significa que é necessário fazer alguns ajustes para transformar um deles em um acelerador: basta afrouxar o parafuso no gimbal. Isso permite ao usuário alternar entre os modos 1, 2, 3 e 4 com facilidade.

Comprar

Há apoios emborrachados na parte traseira, e achei muito confortável segurá-lo em minhas mãos. É uma grande evolução em relação ao X9D em minha opinião. É ideal para quem pilota com os polegares, mas quem usa os indicadores e os polegares também deve gostar bastante. A distância entre os 2 sticks é 5mm mais longa que no X9D, mas isso não importa desde que ele se encaixe bem em suas mãos.

 

Taranis Q X7

Taranis Q X7

05

06

Um pequeno detalhe que notei foi: ao pilotar com polegar e indicador há o risco de acionar o switch superior direito quando ele estiver acionado. É claro que isso depende de como você segura o rádio, pode ser que não afete todo mundo.

Comprar

07

Há um slot SD Card e uma porta mini USB na parte inferior do rádio, além de uma TF port. De acordo com o manual, a TF port será usada futuramente. Ambas as portas ficam cobertas por uma capa de borrafa flexível, material e design semelhantes ao que você pode encontrar em algumas câmeras digitais.

08 09

A porta USB na parte de baixo não impede você de conectar o TX ao computador e ao simulador, mas você pode achar o local um pouco inconveniente.

10

A qualidade da construção é boa. Transmite solidez, sem barulhinhos chatos, as partes do case se encaixam bem e o suporte emborrachado traseiro também parece bom. A tampa da bateria parece um pouco frágil e também achei difícil abrí-la. A do X9D parece muito mais sólida.

Há 6 switches e 2 potenciômetros no rádio. O Taranis X9D tem 2 switches extra e 2 potenciômetros extras no lado. Também não há nenhuma etiqueta identificando cada switch. Esta informação está disponível apenas no manual e a orientação é visível na tela.

11

Uma novidade é o LED de status multi-colorido no centro do rádio. Dependendo do status de operação, aviso ou posições dos switches o LED fica azul, vermelho ou verde.

12

Também não tem mais pequenos botões como no X9D. Ao invés disso tem 3 botões/pads bem maiores e uma roda giratória com um botão no centro. Esta roda permite navegar entre as opções dos menus, alterar configurações e entrar na opção EDIT. Para aqueles familiarizados com câmeras DSLR, deve ser algo instintivo. Ela é muito mais rápida que os botões e dá um toque legal.

Comprar

13

14

Para desligar o rádio basta segurar o botão ON/OFF por 3 segundos.

15

A tela LCD do Taranis Q X7 tem resolução inferior à do X9D o que é facilmente percebido. Ela também é mais estreita, e mais pixelada. Não há opção de mudar a cor da luz de fundo – que é verde azulada.

16

O alto falante é muito bom. Não tem chiados irritantes como por vezes percebemos no X9D mas durante operação normal o alto falante faz um chiado bem fraquinho, perceptível apenas quando colocado próximo ao ouvido.

17

O feedback tátil também foi melhorado. Ele parece melhor se comparado ao X9D onde o case parece que vai explodir com as vibrações. No QX7 o efeito é mais gentil.

18

Os gimbals não são dos melhores, mas são OK. Ele usa gimbals com rolamentos, o mesmo que vem no X9D. Eles não são intercambiáveis com os gimbals do Taranis X9D (M9) por causa da diferença de tamanho e dos buracos de fixação (cerca de 10mm menor que no X9D). Apesar disso a FrSky irá lançar um upgrade de gimbals com sensor hall para o QX7 em breve – X7 gimbals (vendidos separadamente).

19

Comprar

Desmontando o Taranis Q X7

Para abrir o Taranis Q X7, é preciso remover 4 parafusos. Ao contrário do X9D, após remover os parafusos é possível destacar o painel traseiro completamente pois não há nenhuma eletrônica presa a ele.

20

Os switches SF e SH são montados no painel fronta le após desmontar o rádio eles seguem no lugar. Uma antena 2.4GHz de 2dbi se conecta à placa do módulo através de um pequeno conector, de modo que é fácil realizar reparos, ou fazer upgrade para uma antena de 5dbi.

21 22 23 24

Opções de bateria

O Taranis Q X7 não vem com bateria ou carregador e nem tem circuito de carga dentro do TX. Ele vem com um adaptador para baterias AA (6xAA) encaixado na traseira do rádio.

25

As dimensões do adaptador de pilhas é: 92x59x17mm

26

O adaptador AA é removível mas é um pouco difícil tirar ele do lugar.

Concluí que usar baterias AA é a solução mais fácil no fim das contas, mas isso quer dizer que você irá precisar de um carregador separado e 6 ou 12 baterias AA de 1.5V. Além disso elas não duram tanto quanto as LiPo ou LiFe.

Comprar

O conector dentro do compartimento da bateria é um plug balanceador 2S e decidi usar a bateria dos meus óculos FPV, que é uma LiPo 2S de 1300mah e 20C. Ela é leve e pequena e oferece cerca de 2 a 3 horas de uso constante. Porém em minha opinião não é uma solução definitiva porque baterias de LiPo não gostam de permanecer totalmente carregadas durante longos períodos (reduz sua vida útil). Mas tá bom o suficiente por enquanto.

27

Taranis Q X7 ao lado do Taranis X9D

28 29

30 31

Teste de Alcance

Eu testei este rádio em vários locais e condições (parques e estacionamentos) tipicamente experimentadas por pilotos de FPV, e não percebi nenhuma diferença em termos de alcance e força de sinal em comparação ao Taranis X9D.

De qualquer forma isso era o esperado, porque o módulo XJT interno é o mesmo encontrado dentro do X9D.

Firmware OpenTX no Q X7

O Taranis Q X7 vem pré carregado com o firmware OpenTX 2.2. Este firmware é utilizado também em outros rádios Taranis mas este é customizado pra funcionar com o Q X7 especificamente, o que significa que algumas opções podem estar omitidas. A mencionar não há opção de mudança de cor do backlight da tela LCD e nem ícones para os modelos. Acredito que seja por causa dos limites da tela.

Parâmetro SWR também está ausente na página de telemetria.

O SD Card é exigido para fazer o rádio conversar com você (com a adoravel voz de uma dama) e para conseguir carregar um firmware diferente. O conteúdo básico do SD card está disponível para download no site da FrSky.

Comprar

Os menus também estão reduzidos para caberem na tela mais estreita, mas ainda assim está bem similar ao X9D.

Alguns screenshots da tela:

32
Pontos positivos

  • Alternativa mais barata que o Taranis X9D (30 a 40% mais barato)
  • Mesmo módulo XJT interno usado no X9D – mesmo alcance
  • Mais leve e menor
  • Boa qualidade de construção
  • Novo, interessante, formato futurístico
  • Duas opções de cor (me faz lembrar Star Wars – Darth Vader / Storm Trooper)
  • Antena pode ser substituída (via DIY)
  • Alto falante aprimorado
  • Navegação de menu muito mais amigável com novos controles
  • Muito confortável nas mãos graças aos apoios traseiros emborrachados
  • Não parece barato apesar do baixo preço

Pontos negativos

  • Não vem com bateria e seria legal se tivese uma bateria recomendada como compra opcional
  • Não vem com cartão SD
  • Seria bom se tivesse gimbals com sensor hall ao invés de gimbals com rolamentos.
  • Tela LCD é de baixa resolução e menor. Apenas uma cor de backlight que não pode ser alterada.
  • Sem opção de icones para os modelos
  • Tampa da bateria é um pouco frágil e difícil de remover
  • Para usuários de simulador: a porta USB poderia ter sido colocada em algum lugar mais conveniente.

Conclusão

O preço do Taranis X9D é um pouco alto para pilotos com orçamentos limitados, e além de comprar um Turnigy 9X/9XR e um módulo DJT/XJT agora termos uma nova alternativa. O Taranis Q X7 foi feito para aqueles que querem uma solução FrSky mais barata sem comprometer a qualidade.

Se você já tem um Taranis X9D então você não precisa do Q X7, pois você já tem o pacote completo. Se você está começando ou quer entrar no ecosistema FrSky, então o Taranis Q X7 é uma ótima opção.

Comprar

Este artigo foi publicado originalmente em https://oscarliang.com/ e foi traduzido e reproduzido aqui com autorização do autor.

Share This Post

2 Comments

  1. bem legal gostei muito do review, fico no aguardo das próximas novidades =)

    Reply
  2. Excelente review. Mais detalhado, impossível!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Lost Password

Register

Receba mais conteúdos como este
em seu e-mail

Se inscreva em nossa lista e receba notícias, reviews e novidades do mundo dos drones, aeromodelos e outros veículos radio-controlados.

Obrigado por inscrever-se.

Ops! Alguma coisa deu errado :(